Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA COSTA CARINO

DISCENTE : ANA CAROLINA COSTA CARINO
DATA : 28/11/2019
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem Troca de Gases Prejudicada em pacientes críticos.

Enfermagem; Processo de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva; Troca Gasosa Pulmonar.

A acurácia diagnóstica em enfermagem permite aos enfermeiros agruparem dados de avaliação, por meio do julgamento clínico dos focos prioritários e baseados em evidências. Os diagnósticos de enfermagem respiratórios apresentam grande probabilidade de escolha indevida, devido a presença de características definidoras comuns a todos. Nesse contexto, o presente estudo objetiva analisar a acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem Troca de Gases Prejudicada em pacientes críticos. Trata-se de um estudo de acurácia diagnóstica, com delineamento do tipo transversal, a ser desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital universitário, localizado na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, com 108 participantes. A coleta ocorrerá no primeiro semestre de 2020, de forma consecutiva, por meio do formulário de anmnese e do exame físico. Os dados serão analisados com o auxílio do IBM SPSS Statistic versão 20.0 for Windows, a fim de estabelecer resultados referentes à estatística descritiva e inferencial. O estabelecimento das medidas de acurácia do diagnóstico de enfermagem Troca de Gases Prejudicada será analisado por meio do Modelo de Classe Latente. A proposta de estudo será encaminhada ao Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição responsável. Espera-se contribuir para o processo de diferenciação das características definidoras dos diagnósticos respiratórios, bem como o raciocínio diagnóstico do enfermeiro.

Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externa à Instituição - HELEN CRISTINY TEODORO COUTO RIBEIRO - UFSJ
Interna - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Externa à Instituição - MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES - UERN