Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA MARINHO FERNANDES

DISCENTE : RENATA MARINHO FERNANDES
DATA : 28/11/2019
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem intolerância à atividade em pacientes com afecções cardiológicas

Enfermagem; Diagnóstico de enfermagem; Doenças cardíacas; Confiabilidade dos dados.

Estudos de acurácia diagnóstica em enfermagem têm o intuito de contribuir para o raciocínio diagnóstico do enfermeiro na prática clínica. Em pacientes com afecção cardiológicas, o diagnóstico intolerância à atividade é frequente e precisa ser estudado mais. Assim, o presente estudo tem como objetivo de analisar a acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem intolerância à atividade em pacientes com afecções cardiológicas. Trata-se de acurácia diagnóstica, do tipo transversal. A amostra será composta por 105 pacientes com afecções cardiológicas, internados em um hospital universitário, localizado no nordeste do Brasil, selecionados por conveniência, de forma consecutiva. O instrumento de coleta de dados será composto por um formulário de entrevista e de exame físico. Os dados coletados serão organizados em planilhas no Microsoft Office Excel 2010 e analisados por meio do software estatístico IBM SPSS Statistic versão 19.0 for Windows e R. Em consideração os aspectos éticos, o projeto será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Espera-se, com o desenvolver da pesquisa, aperfeiçoar e contribuir com a taxonomia de enfermagem da NANDA Internacional, bem como fornecer uma linguagem padronizada e de fácil compreensão para os enfermeiros da prática clínica, com vistas à potencialização de um melhor cuidado de enfermagem aos pacientes com afecções cardíacas.

Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externa à Instituição - HELEN CRISTINY TEODORO COUTO RIBEIRO - UFSJ