Banca de DEFESA: MOIZIARA XAVIER BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MOIZIARA XAVIER BEZERRA
DATA : 25/11/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

MAPEAMENTO CRUZADO DOS TÍTULOS DE DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM FORMULADOS SEGUNDO A CIPE® VERSUS DIAGNÓSTICOS DA NANDA INTERNATIONAL, INC PARA CRIANÇAS COM DOENÇAS RENAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Processos de enfermagem; Terminologia; Diagnóstico de enfermagem; Criança; Nefropatias.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa que teve como objetivo realizar o mapeamento cruzados dos títulos diagnósticos de enfermagem de crianças com doenças renais elaborados segundo a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) com os diagnósticos da NANDA Internacional, Inc (NANDA-I), assim como classificar os títulos diagnósticos de acordo com os níveis da teoria das necessidades humanas básicas e a validação de conteúdo do produto do mapeamento cruzado. O presente estudo foi dividido em etapas metodológicas, a saber: construção do banco de termos para crianças com doenças renais, elaboração dos títulos de diagnósticos para crianças com doenças renais conforme banco de termos. Os dados foram coletados entre maio e outubro de 2015. Os diagnósticos foram elaborados em duas listas e tabulados no programa Microsoft Excel (Office 2013) e também classificados de acordo com os níveis da teoria das necessidades humanas básicas. Os diagnósticos foram comparados entre os referidos sistemas de classificação, e assim classificados em títulos constantes e não constantes. Dessa forma, os títulos não constantes foram classificados como: similar, mais abrangente, mais restrito e não existe concordância. Em seguida, o produto do mapeamento foi submetido ao processo de validação de conteúdo por especialistas. Foi considerado o Índice de Validade de Conteúdo igual ou maior a 0,80. Os especialistas que participaram do processo de validação do mapeamento cruzado foram do Centro de Desenvolvimento da CIPE® do Brasil. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes com Parecer nº 1.007.954 e certificado de apresentação para apreciação ética nº 42666815.0.0000.5292.  Foram identificados 67 diagnósticos de enfermagem, sendo 48 da CIPE® e 19 da NANDA-I. Após realizar-se o mapeamento cruzado, 85,4% dos diagnósticos da CIPE® não foram constantes na NANDA-I. Os não constantes foram classificados em: similar (7,3%), mais restrito (7,3%), mais abrangente (12,1 %), e  73,3% dos diagnósticos não foram encontrados correspondentes na NANDA-I. Os títulos diagnósticos constantes ou não constantes, foram classificados na CIPE® e NANDA-I, respectivamente em: Psicobiológicas 68% e 32%; Psicossociais 82,4% e 17,6%. Não foram identificadas necessidades Psicoespirituais. No mapeamento cruzado foram validados pelos especialistas sete diagnósticos constantes na NANDA-I e na CIPE® e 11 não constantes, os quais apresentaram IVC > 0,8. O estudo apresentou diferenças numéricas durante a identificação dos diagnósticos de enfermagem com a utilização de dois sistemas de classificação, contudo a contribuição desses sistemas para o desenvolvimento da enfermagem promove resultados efetivos na prestação de cuidados, visto que a identificação do diagnóstico de enfermagem incorporada a uma linguagem padronizada contribui para subsidiar as intervenções de enfermagem e o fortalecimento da profissão.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1863377 - MARIA ALZETE DE LIMA
Presidente - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
Externo à Instituição - RUDVAL SOUZA DA SILVA - UNEB
Notícia cadastrada em: 01/11/2019 12:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao