Banca de QUALIFICAÇÃO: NANETE CAROLINE DA COSTA PRADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NANETE CAROLINE DA COSTA PRADO
DATA : 01/11/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Efetividade e segurança da instilação de solução de cloreto de sódio a 0,9% em recém-nascidos prematuros com ventilação mecânica invasiva: ensaio clínico randomizado.


PALAVRAS-CHAVES:

Terapia Intensiva Neonatal; Solução Salina; Sucção.


PÁGINAS: 36
RESUMO:

A aspiração endotraqueal é um dos procedimentos comumente utilizado para remover as secreções respiratórias que podem obstruir as vias aéreas. A solução de cloreto de sódio a 0,9% é comumente instilada no tubo orotraqueal (TOT) antes da aspiração e tem o objetivo de provocar tosse, liquefazer e mobilizar secreções. Como um procedimento de rotina e talvez uma prática ritualística, a necessidade de instilação de solução salina tem sido questionada. Assim, esta pesquisa tem por objetivo comparar o efeito do uso da solução de cloreto de sódio a 0,9% com o uso restrito e com o não uso dessa solução durante a aspiração endotraqueal de recém-nascidos prematuros em uso de TOT sob ventilação mecânica invasiva, internados em unidade de terapia intensiva neonatal – UTIN, em relação à presença de complicações durante o procedimento de aspiração orotraqueal, ao número de horas de intubação e de ventilação mecânica, a duração total de qualquer oxigenoterapia e ao tempo de permanência na UTIN. A pesquisa será realizada em uma Maternidade referência no município de Natal/RN. Trata-se de um ensaio clínico, prospectivo, randomizado, não cego, com três grupos de tratamento, com 72 neonatos que tenha recebido suporte ventilatório por pelo menos 12 horas. As crianças serão aleatoriamente designadas em três grupos, o primeiro grupo irá receber a solução salina em todas as aspirações, o segundo grupo utilizará a solução se estritamente necessário e o terceiro grupo não utilizará a solução durante a aspiração endotraqueal de rotina. Para a coleta dos dados será utilizado um formulário estruturado. O estudo seguirá os parâmetros da resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Espera-se ao final do estudo comparar os dois grupos e analisar a melhor intervenção para os neonatos. Ademais, os resultados da pesquisa subsidiarão a elaboração de protocolos assistenciais para orientar as ações de enfermagem e fortalecer a enfermagem baseada em evidências. Espera-se que o estudo contribua para a melhor intervenção para as os recém-nascidos em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal sob ventilação mecânica.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1863377 - MARIA ALZETE DE LIMA
Interna - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA
Presidente - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 22/10/2019 14:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao