Banca de DEFESA: CECILIA OLIVIA PARAGUAI DE OLIVEIRA SARAIVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CECILIA OLIVIA PARAGUAI DE OLIVEIRA SARAIVA
DATA : 25/09/2019
LOCAL: Departamento de Enfermagem

AVALIAÇÃO DO CUIDADO SEGURO DE ENFERMAGEM EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAIS.

Enfermagem. Segurança do Paciente. Unidades de Terapia Intensiva neonatais.  Cuidado. Protocolos assistenciais

Objetivou-se avaliar o cuidado seguro de enfermagem nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais. Pesquisa avaliativa com abordagem quantitativa, realizada em seis hospitais da Região Metropolitana de Natal/RN/Brasil. O estudo foi subdividido em três etapas metodológicas: 1) identificação e mapeamento da Segurança do Paciente na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, a partir da realização de uma scoping review; 2) elaboração de um instrumento de avaliação do cuidado seguro, com posterior validação de conteúdo e aparência; 3) avaliação do cuidado seguro de enfermagem por meio de um estudo quase-experimental, do tipo antes-depois, com intervenção. Na etapa 1, realizou-se uma scoping review a fim de elencar os elementos essenciais para o cuidado seguro de enfermagem. A construção do instrumento de avaliação (protocolo gráfico) do cuidado seguro (etapa 2) foi baseada na tríade estrutura-processo-resultado, com adaptações para a assistência neonatal, com suporte dos dados da scoping review. Para validação de conteúdo e aparência do protocolo gráfico foram arrolados enfermeiros juízes a partir de uma busca na Plataforma Lattes de acordo com critérios de inclusão previamente estabelecidos. Empregou-se a técnica Delphi, dividida em duas etapas (Delphi 1 e 2) e o processo de validação ocorreu mediante formulário eletrônico no Google forms. A relevância dos itens foi julgada pelo resultado do Coeficiente de validação de conteúdo. Na etapa 3, para a mensuração do cuidado seguro foi empregado o instrumento validado previamente na forma de pré e pós-teste, intercalado por uma intervenção nas unidades neonatais. A coleta de dados desta etapa ocorreu no período de janeiro a julho de 2019 por meio da observação não participante de dois avaliadores treinados e sem interação entre eles. Os resultados foram analisados pela estatística descritiva, dessa forma a classificação do cuidado foi realizada a partir da pontuação elencada no protocolo gráfico. Foi mensurado o coeficiente Kappa para avaliar a concordância inter-observador. Todos os preceitos éticos foram respeitados e o projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, emitido CAEE nº 64879717.4.0000.5537.A Scoping review resultou em um total de 87 produções científicas, cujas temáticas foram subdivididas em: Investigação de Eventos Adversos (49; 56,3%) e Avaliação/implementação de Práticas Seguras (38; 43,7%). A construção do protocolo foi baseada nestes resultados. Foi elaborado um roteiro estruturado do tipo checklist, composto por dez itens e 111 subitens acerca dos elementos "estrutura, processo e resultado". O protocolo foi considerado válido quanto ao conteúdo, com Coeficiente de validade de conteúdo de 0,97 na segunda rodada Delphi. A estimativa geral do instrumento para validação de aparência foi de 0,99 na Delphi II. Ademais, 100% dos juízes recomendaram o uso do protocolo após inclusão de alterações sugeridas. Na etapa 3, o elemento processo apresentou o melhor percentual de conformidades, acima de 50% para todas as unidades neonatais. O elemento processo variou de modo que aqueles serviços que não possuíam núcleo de segurança do paciente atuante tiveram seus itens considerados inadequados (abaixo de 50% de conformidades) em três serviços, na primeira avaliação. O elemento resultado apresentou o maior número de inadequações (abaixo de 50% de conformidades em três unidades de terapia intensiva). Na Região Metropolitana de Natal prevaleceu o cuidado parcialmente seguro, evidenciado por 83,3% das UTIN com pontuação no protocolo entre 7 e 13. Conclui-se que, nos serviços investigados, o cuidado de enfermagem se processa de forma parcialmente segura. Ademais, a avaliação, por meio do protocolo gráfico, foi essencial para identificação de problemas que impactam na segurança dos neonatos. Do mesmo modo, a intervenção teve papel importante no alcance de melhorias. Entretanto, é necessário que estas ações ocorram de forma continuada para subsidiar a prática dos profissionais de enfermagem frente a redução dos danos.

Externa à Instituição - HELEN CRISTINY TEODORO COUTO RIBEIRO - UFSJ
Interna - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA