Banca de QUALIFICAÇÃO: SYLVIA SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE : SYLVIA SILVA DE OLIVEIRA
DATA : 24/05/2019
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Representações Sociais do Pré-Natal para os homens que vivenciaram as consultas da companheira

Pai. Paternidade responsável. Política Nacional de Saúde do Homem. Enfermagem. Psicologia Social.

Por muito tempo, na história da humanidade, o homem ocupou o espaço de provedor financeiro da família e, por conseguinte, distanciou-se do contexto do desenvolvimento dos filhos. Entretanto, novas evidências científicas ressaltam o envolvimento afetivo do homem durante o período gestacional da companheira como indispensável para a construção da paternidade, estabelecimento do vínculo entre pai e bebê e promoção da saúde mental do filho e bem-estar da mulher, sendo, portanto, a assistência pré-natal viabilizadora desses processos. Objetivo: analisar as Representações Sociais atribuídas pelo homem ao pré-natal da companheira. Método: trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, à luz da Teoria das Representações Sociais, na vertente estrutural com a Teoria do Núcleo Central e Zona Muda, a ser realizada com homens os quais estejam na Maternidade Escola Januário Cicco juntamente com a companheira a qual deu luz ao filho. Como critérios de inclusão serão considerados: homens com idade igual ou superior a 18 anos que estejam acompanhando a sua companheira no puerpério imediato, estando esses presentes na maternidade; que autodeclarem o vivenciar e experienciar, no mínimo, três consultas de pré-natal e apresentar condições favoráveis à participação na pesquisa. Serão excluídos: os homens não residentes em Natal e em sua região metropolitana; homens que encontrem-se viajando em decorrência de questões laborais; pais que não acompanharam o ciclo gravídico da companheira em pelo menos 3 consultas de pré natal e os sujeitos os quais apresentem funções cognitivas prejudicadas. O projeto de pesquisa será submetido à Plataforma Brasil que direciona-lo-á ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, após a obtenção do parecer de aprovação, a pesquisa será iniciada e desenvolvida de acordo com os preceitos éticos estabelecidos pela Resolução de número 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde. Com vistas a viabilizar a coleta de dados, utilizar-se-á a Técnica de Associação Livre de Palavras e um roteiro de entrevista semidirigida, juntamente com a Zona Muda de palavras, no intuito de identificar as Representações Sociais desses homens. Os dados serão analisados através de um processamento prototípico, o que possibilitará o cálculo das frequências e ordens médias de evocação das palavras nas entrevistas, de maneira a contribuir, posteriormente, para a construção do quadro de quatro casas (Teoria do Núcleo Central), possibilitando a identificação do núcleo central, elementos de contrastes e as periferias da representação. No que concerne ao processamento analítico, esse será realizado no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ), versão 7 alpha 2. Resultados esperados: Almeja-se que o desenvolvimento deste estudo propicie a apreensão do quão relevante é a participação do homem, enquanto futuro pai,  no contexto das consultas de pré-natal da companheira. Além disso, espera-se que os profissionais da Enfermagem atentem para o fato da responsabilidade a qual possuem no que diz respeito ao planejamento de ações que sejam contributivas para a inserção do homem nas consultas de pré-natal, de maneira a também direcionar a assistência de saúde à esse público.

Externo ao Programa - 3533060 - FLAVIO CESAR BEZERRA DA SILVA
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Externo à Instituição - JOAO MARIO PESSOA JUNIOR - UFERSA
Presidente - 2344942 - JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO