Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA SOUZA DAMÁSIO GUEDES

DISCENTE : GABRIELA SOUZA DAMÁSIO GUEDES
DATA : 31/05/2019
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Elaboração e validação do fluxograma de atendimento à pessoa que vive com HIV/AIDS no município de Natal

Infecções por HIV. Assistência Integral à Saúde. Estudos de Validação.

O perfil da infecção por HIV se modificou desde o início da epidemia, atualmente é considerada uma doença de caráter evolutivo, crônico e potencialmente controlável. Neste contexto, a complexidade da atenção à saúde das pessoas que vivem com HIV/AIDS torna o trabalho interdisciplinar e intersetorial necessário, o desafio é buscar tecnologias de saúde a fim de responder as demandas atuais. O objetivo desse estudo é elaborar e validar um fluxograma de atendimento à pessoa que vive com HIV/AIDS para serviços de saúde existentes no município de Natal. Trata-se de um estudo metodológico a ser desenvolvido em duas etapas: desenvolvimento dos itens do instrumento a partir das definições do constructo mediante um estudo documental, e a aplicação do instrumento aos juízes no processo de validação. O tamanho da amostra dos juízes irá considerar o Modelo de Pasquali (2010), sugerido de seis a vinte sujeitos, e a seleção dos juízes irá considerar critérios de inclusão. O Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) avaliará a concordância entre os juízes, esse coeficiente engloba o conceito de clareza de linguagem, da pertinência prática e da relevância teórica, que será viabilizada pela Técnica Delphi. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CEP/UFRN), de acordo com as disposições da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, a qual define as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.

Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Interna - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO