Banca de DEFESA: JÉSSICA DE ARAÚJO OLÍMPIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÉSSICA DE ARAÚJO OLÍMPIO
DATA : 25/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Hipotermia em pacientes cardiopatas


PALAVRAS-CHAVES:

Hipotermia; Regulação da Temperatura Corporal; Cardiopatias.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Este estudo objetiva avaliar a acurácia do diagnóstico de enfermagem Hipotermia em pacientes cardiopatas. Trata-se de um estudo metodológico com abordagem quantitativa, a ser conduzido em duas etapas: Análise de conceito da hipotermia e análise da acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Hipotermia em pacientes cardiopatas. A primeira etapa propõe clarificar o conceito de hipotermia, seus atributos, antecedentes, consequentes e referenciais empíricos, embasado no modelo proposto por Walker & Avant (2011). Para busca da literatura, foi realizada uma revisão integrativa de literatura que obteve uma amostra de 66 artigos, identificados a partir dos seguintes buscadores e bases de dados: Cochrane, Lilacs, Scielo, Web of Science, Scopus, Pubmed e Google Acadêmico, acessadas por meio do diretório de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Além do material selecionado por meio das bases de dados, foram utilizados artigos de leitura prévia e obtidos a partir de busca reversa. A segunda etapa propõe analisar a acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Hipotermia em pacientes cardiopatas e verificar a prevalência deste diagnóstico na presença dos seus indicadores clínicos fundamentada no método de Análise de Classes Latentes. A coleta de dados foi realizada por meio de instrumento contendo informações sociodemográficas, clínicas, avaliação dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Hipotermia através de exame físico e de coleta de informações nos prontuários dos pacientes internados na unidade de internação cardiológica. O estudo conta com uma amostra de 120 pacientes selecionados a partir dos seguintes critérios de elegibilidade: ter idade igual ou superior a 18 anos e estar internado em tratamento clínico ou pré-cirúrgico. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em obediência à Resolução nº. 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e obteve parecer favorável do CEP sob número 2.574.889 e CAAE 85607418.3.0000.5537. A partir da revisão integrativa, os Estados Unidos da América foi o país com maior produção de artigos (44,0%), grande parte das pesquisas foram produzidas nos últimos cinco anos (43,7%), e no idioma inglês (97%). Em relação a análise de conceito, identificou-se como principal atributo a redução da temperatura corporal central à menos de 36°C. Como antecedentes estão todos os fatores que influenciam na redução da temperatura como os metabólicos e exposição ao frio.
Dentre os consequentes estão: eventos cardíacos, eventos respiratórios, maior susceptibilidade a infecções, tremores, hipoglicemia, aumento na taxa metabólica, vasoconstrição periférica, piloereção e pele fria ao toque. No que concerne a caracterização sociodemográfica dos pacientes que participaram da segunda etapa deste estudo, identificou-se: maioria do sexo masculino (62,5%), com companheiro (74,2%), nascido e residente no interior do estado do Rio Grande do Norte (65% e 59,2%), aposentado (59,2%), de religião praticante (87,5%). Grande parte com ensino fundamental incompleto (37,5%), renda aproximada à dois ou mais salários mínimos (50,8%) e idade média foi de 59,7 anos. Dentre os motivos de internação identificados, a insuficiência cardíaca congestiva ocorreu com maior prevalência (30%).


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Presidente - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Externo à Instituição - MARCOS VENÍCIOS DE OLIVEIRA LOPES - UFC
Notícia cadastrada em: 25/02/2019 08:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao