Banca de DEFESA: LAÍSI CATHARINA DA SILVA BARBALHO BRAZ

DISCENTE : LAÍSI CATHARINA DA SILVA BARBALHO BRAZ
DATA : 15/02/2019
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Ação educativa participativa na promoção da saúde sexual de adolescentes

Enfermagem; Adolescente; Saúde Sexual; Educação em Saúde; Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas

A adolescência é um período de vida marcado por diversos conflitos, modificações e descobertas, entre elas a primeira relação sexual, atividade realizada precocemente e na maioria das vezes, sem a devida orientação ou proteção.  Isso tem resultado em maior vulnerabilidade às Infecções Sexualmente Transmissíveis e à gravidez indesejada. Tais casos permanecem crescentes apesar das políticas públicas existentes sobre saúde do adolescente e de ações educativas sobre saúde sexual. Implementou-se uma ação educativa participativa sobre saúde sexual utilizando um jogo temático. A estratégia baseou-se na necessidade de ações educativas que possibilitem vincular a informação à reflexão, aproximando o conhecimento da realidade para que o adolescente se torne participante ativo da promoção de sua saúde sexual, em um processo permanente de autonomia e aprendizado, elementos essenciais para a tomada de decisões. Os objetivos foram: 1) Analisar as percepções de adolescentes a respeito da sua experiência em uma ação educativa participativa sobre saúde sexual   e 2) Identificar o conhecimento dos adolescentes sobre os comportamentos relacionados a sua saúde sexual ao se inserir em uma ação educativa participativa. Estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa, realizado em uma escola pública estadual localizada em Natal, RN. O estudo faz parte de uma pesquisa maior que se propõe a criar, implantar e avaliar ações de promoção da saúde ao adolescente na escola, aprovado pelo CAEE 73721217.8.0000.553, Resolução nº 466/12-CNS. Participaram 122 adolescentes regularmente matriculados e com média de idade de 15 anos. A ação educativa foi realizada em abril e maio de 2018, em quatro encontros de 50 minutos. Os encontros objetivavam a identificação dos conhecimentos prévios sobre educação sexual, a implementação de rodas de conversa e a aplicação de jogo educativo com temas de sexualidade. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionário semiestruturado, discussões abertas em rodas de conversa, comentários nas sessões de aplicação do jogo educativo, e observação direta não-participativa. A técnica de análise de conteúdo de Bardin foi aplicada. As categorias temáticas identificadas foram: Interesse na temática e na metodologia; Desejo pela continuidade da ação; Ação como diversão/brincadeira; Ação como aula participativa; Ação como ambiente aberto para o diálogo; Ação como forma diferente de aprendizado; Importância da ação de educação para saúde, Conhecimento construído e repercussões positivas para vida; Ausência de diálogo familiar. Conclui-se que ações educativas sobre saúde sexual voltadas aos adolescentes, com utilização de metodologias ativas e jogos educativos, além de despertarem interesse e promoverem a participação ativa dos educandos, também viabilizam a aprendizagem e reflexão sobre questões relacionadas a sua saúde. Este estudo visa contribuir com o fortalecimento da política pública voltada para a saúde do adolescente e para o raciocínio clínico dos enfermeiros, no tocante à assistência prestada aos adolescentes no âmbito escolar.

Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Presidente - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Externa ao Programa - 3221432 - CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK VIEIRA
Externo à Instituição - MARCELO COSTA FERNANDES - UFCG