Banca de DEFESA: BELARMINO SANTOS DE SOUSA JÚNIOR

DISCENTE : BELARMINO SANTOS DE SOUSA JÚNIOR
DATA : 22/02/2019
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Análise Institucional das Práticas do Enfermeiro na Prevenção de Lesão por Pressão

Lesão por pressão, enfermagem, segurança do paciente, análise institucional.

As lesões por pressão são fortes indicadores da qualidade da assistência à saúde prestada pelo enfermeiro. A análise institucional permite acesso às contradições e às possibilidades de transformações de práticas. Este estudo teve a seguinte questão norteadora: Quais as práticas do enfermeiro relacionadas à prevenção de lesão por pressão em um Hospital Universitário do município de Natal/RN? O estudo teve por objetivo analisar as práticas do enfermeiro relacionadas à prevenção de lesão por pressão em um Hospital Universitário do município de Natal/RN. Trata-se de um estudo quantitativo e transversal. Participaram 48 enfermeiros lotados na Unidade de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico do hospital universitário. A coleta de dados foi realizada através de questionário após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes. Os dados obtidos foram digitados em banco de dados do programa Statistical Package for the Social Sciences, versão 20.0, para tratamento dos resultados com análise estatística inferencial. Como resultados, os enfermeiros foram questionados acerca de sua prática na prevenção e no tratamento de lesões por pressão no setor onde trabalham. Os erros e acertos nas questões sobre prevenção de lesão por pressão representou um quantitativo maior que 50% dos erros às questões. Também foram analisadas questões sobre a aplicabilidade das medidas preventivas, cujas respostas evidenciaram pouca aplicabilidade na prática clínica. A prática do enfermeiro nos cuidados de pele objetivando prevenir lesão por pressão é relevante para avaliação da exposição de riscos e danos relativos ao adequado atendimento de saúde na unidade hospitalar. A pesquisa concluiu que práticas assistenciais na prevenção de lesão por pressão pelo enfermeiro ajudam a desenvolver uma cultura de segurança, com melhorias na qualidade assistencial nos serviços de saúde e enfermagem. Assim, as estratégias de capacitação permanente dos enfermeiros em segurança do paciente com abordagens prevenção de lesão por pressão representam uma ferramenta da gestão para minimizar ou mitigar a ocorrências dessas lesões.

Interna - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Presidente - 2724246 - CECILIA NOGUEIRA VALENCA
Externo à Instituição - DOMINGO PALACIOS CEÑA
Notícia cadastrada em: 08/02/2019 10:54