Banca de DEFESA: JESSICA NAIARA DE MEDEIROS ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA NAIARA DE MEDEIROS ARAUJO
DATA : 01/02/2019
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Construção e validação do diagnóstico de enfermagem Ressecamento ocular em pacientes adultos internados em unidade de terapia intensiva

Enfermagem; Processos de enfermagem; Síndromes do olho seco; Saúde ocular; Ressecamento; Unidades de terapia intensiva; Estudos de validação.

Este estudo objetivou construir e validar o diagnóstico de enfermagem Ressecamento ocular em pacientes adultos internados em unidade de terapia intensiva (UTI). Trata-se de uma pesquisa metodológica de validação de diagnóstico de enfermagem desenvolvida em três etapas inter-relacionadas, a saber: ETAPA 1: Construção do diagnóstico de enfermagem Ressecamento ocular em pacientes adultos internados em UTI e construção das definições, fundamentada no referencial de análise de conceito e operacionalizada mediante Scoping Review; ETAPA 2: Análise de conteúdo diagnóstico, na qual os juízes julgaram a adequação dos conceitos criados anteriormente, mediante grupo focal; ETAPA 3: Validação clínica do diagnóstico de enfermagem Ressecamento ocular em pacientes adultos internados em UTI, executado por meio de estudo da acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Ressecamento ocular, com delineamento transversal e abordagem quantitativa, realizado com 206 pacientes internados na UTI de adultos de um hospital universitário localizado no nordeste brasileiro. Os dados coletados foram organizados e armazenados em um banco de dados construído no Microsoft Office Excel 2016 e analisados por um programa estatístico específico. O estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa sob número 918.510 e CAAE 36079814.6.0000.5537. Foram obedecidas as recomendações da Resolução n° 466/12, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, em 12 de dezembro de 2012. Na primeira etapa, foram selecionados 169 artigos e identificaram-se dois atributos, 32 antecedentes e 12 consequentes. Na segunda etapa, após discussão no grupo focal, os juízes obtiveram consenso quanto à adequação de cada componente e definição do diagnóstico. Foram considerados 14 características definidoras, nove fatores relacionados, duas populações em risco e 22 condições associadas. Na terceira etapa, verificou-se mediante o modelo de classe latente a prevalência do diagnóstico de enfermagem Ressecamento ocular em 76,22% da amostra. Os indicadores clínicos volume lacrimal diminuído e excesso de secreção mucoide apresentaram valores elevados de especificidade. Além disso, vasos sanguíneos dilatados na superfície ocular, excesso de secreção mucoide, filamento mucoide e quemose apresentaram valores mais altos para sensibilidade. Conclui-se que os dados obtidos podem contribuir para uma melhor compreensão da manifestação do diagnóstico em adultos internados em UTI, bem como dos sinais mais importantes para inferência do Ressecamento ocular. Destarte, o diagnóstico de enfermagem Ressecamento ocular é válido em pacientes adultos internados em UTI.

Presidente - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Externa ao Programa - 3567192 - FABIANE ROCHA BOTARELI
Externa à Instituição - KALYANE KELLY DUARTE DE OLIVEIRA - UERN
Externo à Instituição - MARCOS VENÍCIOS DE OLIVEIRA LOPES - UFC