Banca de DEFESA: RAFAELLA GUILHERME GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAELLA GUILHERME GONÇALVES
DATA : 20/12/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Formação do Enfermeiro em Cuidados Paliativos no Estado do Rio Grande do Norte


PALAVRAS-CHAVES:

Cuidados Paliativos. Formação Profissional. Enfermagem. Instituições de Ensino Superior. Ensino.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

No Brasil, o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, associados aos altos índices das condições crônicas degenerativas, propiciaram o aumento da demanda por cuidados paliativos, fundamentais para a qualidade de vida da pessoa e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida. Neste sentido, o enfermeiro deve assistir ao paciente de forma integral e sensível, em suas dimensões física, psicológica, social e espiritual, atuando como elo entre o paciente e a família e os demais membros da equipe, sendo o profissional com maior oportunidade de efetivação para as práticas de cuidado. No entanto, evidencia-se que os enfermeiros ou graduandos em enfermagem ainda não estão preparados para lidar com o paciente em cuidados paliativos. O objetivo desse estudo é analisar o ensino dos cuidados paliativos na formação do enfermeiro no Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo do tipo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa. O local de estudo serão as instituições de ensino superior, públicas e privadas do Estado do Rio Grande do Norte, reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura, presenciais e ativos em 2018. Seus participantes, 11 coordenadores dos cursos de graduação em enfermagem e nove projetos pedagógicos. A pesquisa foi realizada em duas etapas: 1) entrevista semiestruturada acompanhada, por um roteiro com os coordenadores, sobre o ensino de cuidados paliativos durante a formação do enfermeiro, com a caracterização dos participantes; 2) Análise descritiva dos projetos pedagógicos e caracterização da instituição investigada. Foi utilizada a análise de conteúdo temática de Bardin com adaptação da autora Minayo e o referencial teórico filosófico de Edgar Morin. O estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com CAAE n° 91830118.7.0000.5537. Como resultados, identificaram-se duas três categorias temáticas: 1. Cuidados paliativos na concepção de coordenadores de cursos; 2. Formação do enfermeiro em cuidados paliativos; 3. Potencialidades e desafios do ensino em cuidados paliativos. Os resultados analisados a partir dos Projetos Pedagógicos evidenciam a ausência deste conteúdo como componente curricular obrigatório ou optativo em todas as instituições de ensino superior pesquisadas, bem como a ausência do termo nas ementas das disciplinas na maioria das instituições. Estes achados reforçam a tese de que a enfermagem brasileira, em especial do contexto desse estudo, apresenta uma lacuna na formação do enfermeiro em cuidados paliativos, e responde as evidencias da literatura sobre as dificuldades vivenciadas e o despreparo dos profissionais e acadêmicos de enfermagem ao assistir pacientes em cuidados paliativos. Destaca-se a necessidade de uma reflexão quanto à formação da enfermagem, dado a importância atual do tema no ensino desses profissionais da saúde, ao considerar o perfil epidemiológico da população para as condições crônicas, e a crescente necessidade de cuidados paliativos, que se revela como um desafio para a coordenação, professores e enfermeiros, por tratar-se de uma nova demanda de cuidado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347635 - REJANE MARIA PAIVA DE MENEZES
Interno - 2613771 - LUCIANE PAULA BATISTA ARAUJO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3055823 - ANA ANGELICA REGO DE QUEIROZ
Externo à Instituição - FABÍOLA DE ARAÚJO LEITE MEDEIROS - UEPB
Notícia cadastrada em: 07/12/2018 16:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao