Banca de DEFESA: FLÁVIA BARRETO TAVARES CHIAVONE

DISCENTE : FLÁVIA BARRETO TAVARES CHIAVONE
DATA : 07/12/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem

Segurança do Paciente; Ensino; Tecnologia Educacional; Materiais de ensino; Estudos de validação.

A segurança do paciente destaca-se como uma área atual e de grande relevância no que tange aos cuidados prestados pelo setor saúde, logo, torna-se imprescindível que o ensino dessa temática seja realizado de forma transversal e efetiva, principalmente subsidiada por tecnologias digitais com a finalidade de atender as demandas atuais dos discentes. Neste ínterim, esse estudo estabelece a seguinte questão norteadora: quais conteúdos são válidos para compor um Serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente? E, tem como objetivo construir e validar o conteúdo do protótipo de um Serious game para apoio ao ensino da Segurança do Paciente na Enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa para construção e validação de conteúdo de um Serious game. Para tal, baseou-se na proposta de Pasquali, a saber: procedimentos teóricos, em que se realizou uma busca na literatura científica através de uma Scoping review, para elucidar as temáticas relevantes para construção dos conteúdos que compuseram o recurso educacional; procedimentos empíricos, que se deu pela construção do conteúdo, do instrumento para sua validação via Google Forms e as etapas Delphi. Por fim, os procedimentos analíticos, em que foi executado o cálculo e análise dos coeficientes de validação de conteúdo e nível de concordância. O estudo esta em consonância com os preceitos éticos estabelecidos Nº 466, de 12 Dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nº 2.455.166, CAAE: 80922917.0.0000.5537, de 22 de Dezembro de 2017. Constatou-se que o ensino da segurança do paciente baseia-se majoritariamente em aspectos relacionados às metas internacionais estabelecidas pela organização mundial da saúde. Neste panorama, propôs-se roteiros de jogos baseados nas metas internacionais, em que o jogador irá motivar-se a buscar seu conhecimento com a perda e ganho das pontuações, bem como feedbacks imediatos e ao final do jogo. Após a construção de seis roteiros realizou-se as etapas Delphi I e Delphi II para validação do conteúdo desses, ao final das etapas foi calculado o nível de concordância entre os juízes, os quais apresentaram valores acima 80% e coeficiente de validação de conteúdo acima de 0,8. Conclui-se que os roteiros construídos são válidos em seu conteúdo para construção do protótipo do Serious game. Contudo, salienta-se que além da validação do conteúdo faz-se necessário que o recurso educacional passe por outras etapas de validação como uso e efetividade com a finalidade de comprovar sua eficácia para com o ensino da segurança do paciente.

Presidente - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Interno - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
Externo ao Programa - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Externo à Instituição - ANA LUISA PETERSEN COGO - UFRGS