Banca de DEFESA: MANACES DOS SANTOS BEZERRIL

DISCENTE : MANACES DOS SANTOS BEZERRIL
DATA : 05/12/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Percepções e vivências de docentes do centro de ciências da saúde sobre o ensino da segurança do paciente

Segurança do Paciente; Educação em Saúde; Docentes.

Na perspectiva de estimular uma formação profissional mais ampla no que concerne à segurança do paciente, a Organização Mundial de Saúde lançou o Guia Curricular Multiprofissional de Segurança do Paciente para impulsionar a introdução da temática nas atividades desenvolvidas pelos docentes nas instituições de ensino e incitar sua inserção no ensino. Destarte, torna-se relevante compreender como se dá o entendimento da segurança do paciente pelos docentes, além de verificar se a temática está presente na formação dos diferentes cursos da área da saúde da instituição em estudo. Por conseguinte, a questão norteadora desse estudo foi: quais as percepções e vivências de docentes da área da saúde de uma universidade federal sobre o ensino da segurança do paciente? E, teve como objetivo, identificar as percepções e vivências de docentes do Centro de Ciências da Saúde de uma universidade federal sobre o ensino da segurança do paciente. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem mista; o cenário de pesquisa foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e envolveu os docentes dos departamentos do Centro de Ciências da Saúde, a amostra foi do tipo estratificada e teve 96 participantes. Para a coleta de dados utilizou-se o Google Forms ou formulário impresso composto pelos dados de caracterização dos participantes e por questões abertas acerca das vivências e percepções dos docentes para com a segurança do paciente. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva simples e utilizou-se a Classificação Hierárquica Descendente e a análise de similitude com auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires. O estudo está em conformidade com os preceitos éticos estabelecidos pela Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nº 2.454.034, Certificado de Apresentação para Apreciação Ética: 80929617.1.0000.5537. Dentre os participantes por cursos obteve-se representatividade da educação física (7,4%), enfermagem (8,3%), farmácia (7,4%), fisioterapia (7,4%), fonoaudiologia (3,1%), medicina (42,7%), nutrição (6,0%), odontologia (12,5%) e saúde coletiva (5,2%). A partir do processamento da Classificação Hierárquica Descendente, emergiram-se cinco classes: percepções sobre a segurança do paciente; ações para a inclusão da segurança do paciente na formação acadêmica; dificuldades para implementação da segurança do paciente no processo formativo; aprimoramentos teóricos e práticos para o ensino da segurança do paciente; vivências com a segurança do paciente no ensino e na pesquisa. Concluiu-se que os docentes do Centro de Ciências da Saúde compreendem a relevância de inserir a segurança do paciente como tema transversal no processo ensino-aprendizagem nos mais diversos níveis acadêmicos, como uma forma de potencializar a formação dos futuros e atuais profissionais da saúde, e, por conseguinte, propiciar um cuidado efetivo, seguro e de qualidade.

Presidente - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Interno - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
Interno - 1506238 - QUENIA CAMILLE SOARES MARTINS
Externo à Instituição - ANA LUISA PETERSEN COGO - UFRGS