Banca de QUALIFICAÇÃO: MARÍLIA SOUTO DE ARAÚJO

DISCENTE : MARÍLIA SOUTO DE ARAÚJO
DATA : 17/12/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Conhecimento, satisfação e autoconfiança de estudantes técnicos de enfermagem a partir do uso da simulação realística.

Simulação. Educação técnica em enfermagem. Enfermagem.

O estudo tem por objetivo analisar o conhecimento, satisfação e autoconfiança de estudantes do curso técnico em enfermagem a partir do uso da simulação no ensino de suporte básico de vida no contexto da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo de intervenção, longitudinal de abordagem quantitativa. Será utilizado o delineamento quase-experimental de grupo-controle não-equivalente do tipo pré-teste e pós-teste. O estudo será desenvolvido em escolas técnicas em enfermagem da cidade do Natal/RN, com estudantes do último período do curso. A avaliação de conhecimento, satisfação e autoconfiança, validados, serão aplicados em dois momentos: pré-teste e pós-teste. O grupo controle participará do curso teórico-prático de Suporte Básico de Vida com ênfase na Atenção Primária à Saúde com as seguintes estratégias metodológicas: aula expositiva e demonstração. Já o grupo experimental participará do mesmo curso, porém, com as seguintes estratégias: aula expositiva, treino de habilidades e simulação realística. Para a realização da simulação, será seguido o modelo conceitual de Simulação NLN/Jeffries para o ensino de enfermagem. Após autorização das instituições envolvidas, o projeto será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de acordo com as disposições da Resolução nº. 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, que disciplina as pesquisas envolvendo seres humanos.

Externo ao Programa - 3143237 - RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
Presidente - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS