Banca de QUALIFICAÇÃO: CECILIA OLIVIA PARAGUAI DE OLIVEIRA SARAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CECILIA OLIVIA PARAGUAI DE OLIVEIRA SARAIVA
DATA : 04/12/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Avaliação do cuidado seguro em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais

Enfermagem. Segurança do Paciente. Unidades de Terapia Intensiva neonatais.

Tem por objetivo avaliar o cuidado seguro nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais da Região Metropolitana de Natal/RN/Brasil. Estudo de avaliação do tipo experimental, com delineamento antes-depois, randomizado. Para tanto, o estudo foi subdividido em três etapas metodológicas, a saber: 1) investigação dos elementos essenciais para o cuidado seguro a partir da realização de uma scoping review; 2) elaboração de um instrumento de avaliação do cuidado seguro, com posterior validação de conteúdo e aparência; 3) Mensuração do cuidado seguro por meio de um experimento com aplicação do instrumento de avaliação antes e após intervenção nos serviços. Na etapa 1, realizou-se uma scoping review a fim de elencar os elementos essenciais para o cuidado seguro de enfermagem. A construção do instrumento de avaliação (protocolo gráfico) do cuidado seguro (etapa 2) foi baseada nos indicadores de avaliação da qualidade do cuidado: estrutura-processo-resultado, com adaptações para a assistência neonatal com suporte dos dados da scoping review. Para validação de conteúdo e aparência do protocolo gráfico foram arrolados enfermeiros juízes a partir de uma busca na Plataforma Lattes de acordo com critérios de inclusão previamente estabelecidos.  Empregou-se a técnica Delphi, dividida em duas etapas (Delphi 1 e 2) e o processo de validação ocorreu mediante formulário eletrônico no Google forms. A relevância dos itens foi julgada pelo resultado do Coeficiente de validação de conteúdo, adotado o valor mínimo de 0,7. Na etapa 3, para a mensuração do cuidado seguro será aplicado o instrumento validado préviamente na forma de pré e pós-teste, intercalado por uma intervenção. A população do estudo, nesta etapa, consiste nas equipes de enfermagem das unidades de terapia intensiva neonatal da região metropolitana de Natal. A amostragem será do tipo não probabilística e envolverá sete unidades neonatais de natureza pública, privada e filantrópica. A composição dos grupos controle e experimento realizar-se-á com alocação dos sujeitos de forma aleatória, por meio da randomização entre os dois grupos (controle e experimento) de acordo com as características das Unidades de Terapia Intensiva Neonatais. Os dados serão analisados descritivamente e por medidas de dispersão, bem como a análise de variância e correlação entre os grupos. Todos os preceitos éticos serão respeitados conforme as Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa, que constam na Resolução nº. 466/12 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. O projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, emitido CAEE nº 64879717.4.0000.5537.

Interno - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA
Interno - 1506238 - QUENIA CAMILLE SOARES MARTINS
Presidente - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Externo à Instituição - WILIAM WEGNER - UFRGS