Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA NAIARA DE MEDEIROS ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA NAIARA DE MEDEIROS ARAUJO
DATA : 07/12/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Elaboração e validação do diagnóstico de enfermagem ressecamento ocular em pacientes adultos internados em unidade de terapia intensiva

Enfermagem, Processos de enfermagem; Síndromes do olho seco; Saúde ocular; Ressecamento; Unidades de terapia intensiva; Estudos de validação.

Os estudos de validação de diagnósticos de enfermagem apresentam estimada relevância para avanços do conhecimento em relação ao uso da linguagem padronizada, uma vez que comunica a essência dos cuidados de enfermagem, auxilia na melhora da prática profissional por meio da pesquisa e colabora para o fortalecimento de uma assistência de enfermagem segura. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo elaborar e validar o diagnóstico de enfermagem Ressecamento ocular em pacientes adultos internados em unidade de terapia intensiva (UTI). Trata-se de uma pesquisa metodológica de validação de diagnóstico de enfermagem segundo Lopes, Silva e Araújo (2012). Para tanto, foram executadas três etapas inter-relacionadas, a saber: ETAPA 1: Elaboração do diagnóstico de enfermagem ressecamento ocular em pacientes adultos internados em UTI e construção das definições, fundamentada no referencial de análise de conceito proposto por Walker e Avant (2019). ETAPA 2: Análise de conteúdo diagnóstico, na qual os juízes julgaram a adequação dos conceitos criados anteriormente, mediante grupo focal. ETAPA 3: Validação clínica do diagnóstico de enfermagem ressecamento ocular em pacientes adultos internados em UTI, executado por meio de estudo de acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Ressecamento ocular, com delineamento transversal e abordagem quantitativa. Realizado na UTI de adultos de um hospital universitário localizado no nordeste brasileiro. Para determinação da amostra, foi utilizado o recomendado por Swanson et al. (2012), o qual propõe a utilização de números pré-definidos de indivíduos por indicador clínico investigado. Os dados coletados foram organizados e armazenados em um banco de dados construído no programa Microsoft Office Excel 2016 e serão analisados por um programa estatístico específico. O estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa sob número 918.510 e CAAE 36079814.6.0000.5537. Foram obedecidas as recomendações da Resolução n° 466/12, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, em 12 de dezembro de 2012.

Presidente - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Externo ao Programa - 3567192 - FABIANE ROCHA BOTARELI