Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA KALINE FERREIRA ARAÚJO JALES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRESSA KALINE FERREIRA ARAÚJO JALES
DATA : 06/11/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA CEGOS: INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Pessoas com deficiência visual. Educação em saúde. Infecções sexualmente transmissíveis. Equipamentos de autoajuda. Autocuidado.

Trata-se de um descritivo, com abordagem quantitativa e, de desenvolvimento metodológico que pretende validar de cartilha em Braille e mídia sonora sobre prevenção e transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids). Nesta pesquisa, traçou-se a seguinte questão norteadora: A cartilha em Braille e a mídia sonora se apresentam como tecnologias válidas para a educação em saúde e capacitação sobre prevenção e transmissão de IST/Aids para pessoas cegas? O estudo será desenvolvido no Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Mossoró e no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte (IERC), mediante realização de três etapas: identificação do conhecimento das pessoas cegas sobre prevenção e transmissão de IST/Aids; desenvolvimento de uma Cartilha em Braille e uma mídia sonora acerca da temática investigada; e, validação da tecnologia assistiva (TA). Na primeira etapa do estudo, será realizado o censo populacional das pessoas cegas matriculadas no CADV; sobre a validação da Cartilha em Braille e da mídia sonora, será adotada amostragem nãoprobabilística por conveniência para análises de construto e de semântica; e, quanto à fase de aplicação/testagem da TA, parte do processo de validação, censo populacional das pessoas cegas matriculadas no CADV e que atenderem aos critérios de inclusão. Serão excluídos da pesquisa as pessoas cegas que apresentem deficiências múltiplas. Os dados coletados a partir dos questionários utilizados neste estudo serão compilados em um banco de dados eletrônico; posteriormente, serão processados e analisados por meio do programa estatístico The SAS System 9.0; e, apresentados em tabelas e quadros. Este projeto de pesquisa será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal do Rio Grande no Norte e somente após parecer favorável será iniciada a coleta de dados. Acredita-se que a validação das tecnologias assistivas poderá ser importante ferramenta para ações de educação em saúde por profissionais de saúde, sobretudo enfermeiros; e, corroborar com maior acesso à informação sobre IST/Aids, favorecendo adoção de melhores práticas de saúde, além de possibilitar às pessoas cegas um melhor desenvolvimento do autocuidado.

Presidente - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
Interno - 1863377 - MARIA ALZETE DE LIMA