Banca de DEFESA: VANESSA PINHEIRO BARRETO

DISCENTE : VANESSA PINHEIRO BARRETO
DATA : 20/12/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Análise da situação epidemiológica das arboviroses dengue, zika  e Chikungunya no estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Infecções por Arbovírus; Epidemiologia; Educação em Saúde.

O acompanhamento do comportamento epidemiológico das arboviroses é de extrema relevância, pois compreensão abrangente da realidade regional é essencial para o estabelecimento de estratégias importantes para a redução de risco e vulnerabilidade de indivíduos e comunidades, além da adaptação das políticas públicas vigentes no contexto epidemiológico local. Diante da necessidade de investigações que abranjam fatores que possam estar associados às epidemias, este estudo objetivou proceder a uma análise do perfil epidemiológico e distribuição geográfica dos casos de dengue, chikungunya e zika no Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo ecológico que analisou todos os casos confirmados de Dengue, Chikungunya e Zika no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) durante o período de 2015 a 2017, que totalizou em amostra de 50.529 casos. Tais dados foram obtidos por meio das fichas de notificação e investigação dos casos confirmados e disponíveis na Secretaria da Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte (SESAP-RN). Os dados foram tratados por meio de frequências, medidas de tendência central (média, mediana, desvio-padrão), taxa de incidência e mapas temáticos. Apesar do estudo não envolver diretamente seres humanos, foi submetido e obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CEP-UFRN) sob Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE): 80007217.0.0000.5537. Os resultados da caracterização sociodemográfica da dengue, nos três anos analisados, apontaram a faixa etária com maior frequência foi de 20-34 anos, com 30,8% do total de casos. Em relação ao sexo, a maioria foi do sexo feminino com 57% do total. Sobre a escolaridade, o percentual de ignorado/branco superou significativamente o total das informações preenchidas com 63,1% das fichas sem informação sobre essa variável. A faixa de escolaridade mais frequente no período foi ensino médio completo com 5,5% dos casos. Relativo à necessidade de hospitalização verificou-se um percentual de apenas 9,8%. Entretanto, esse dado é submestimado, devido ao grande percentual de ignorados/branco que corresponde a 48,8% no período. Destaca-se que no ano de 2017 ocorreu a classificação de todos os casos em sim ou não nesta variável, portanto não houve ignorado/branco, o que resultou em 16,8% de hospitalizações neste ano. Quanto à evolução dos casos, analisados foram notificados 48 óbitos relacionados à dengue. Quanto à distribuição geográfica dos casos, a região de saúde com maior número de casos foi a de Mossoró com 2.274 casos confirmados, correspondendo a 22,7%. Relacionado aos casos confirmados de chikungunya, a faixa etária com maior frequência foi de 20-34 anos com 27,5% dos casos. Quanto ao sexo, a maioria foi do sexo feminino (62,4%). No que se refere a escolaridade, 5,9% dos casos correspondem ao ensino médio completo. Quanto à evolução clínica, ocorreram mais óbitos pelo agravo em 2016, com 48 notificações. A distribuição geográfica apontou a região metropolitana de Natal com maior frequência dos casos confirmados (35,2%). Relativo ao zika vírus, foram confirmados 254 casos. Observou-se que todas as regiões de saúde apresentaram diminuição dos casos notificados de zika em 2017 comparado ao ano de 2016. A maioria dos casos correspondeu ao sexo feminino (76,6%). A faixa etária com maior frequência foi de 20-34 anos, com 37,8%. Sobre a escolaridade, o número de ignorado/branco superou significativamente o total das informações preenchidas com 56,64%. Por fim, foi possível identificar as principais regiões de saúde que apresentaram os maiores números de casos e verificou-se a situação epidemiológica da concomitância das três arboviroses no estado do Rio Grande do Norte.

Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externo à Instituição - ALEXSANDRO SILVA COURA - UEPB