Banca de QUALIFICAÇÃO: BARBARA COELI OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BARBARA COELI OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 30/11/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE SOFTWARE DE PROCESSO DE ENFERMAGEM VOLTADO PARA O PACIENTE COM AIDS


PALAVRAS-CHAVES:

Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Processo de Enfermagem. Validação de Programas de Computador. Informática em Enfermagem. Desenvolvimento Tecnológico.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A implementação do processo de enfermagem nos serviços de saúde tem crescido com a utilização das tecnologias da informação e comunicação, através de sistemas informatizados. A produção desses sistemas é prerrogativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Política Nacional de Atenção Hospitalar e a Política de Rede de Atenção à Saúde que visam sua incorporação e qualificação no processo de trabalho dentro do Sistema Único de Saúde, essas tecnologias permitem integrar-se em um arcabouço coeso de dados com informações que subsidiam a tomada de decisão na assistência de enfermagem, produzindo resultados no cuidado ao paciente por meio de diminuição do tempo destinado a documentação e dados clínicos, além do ganho da qualidade na assistência prestada. O estudo tem como objetivo desenvolver e validar um software para operacionalizar o processo de enfermagem para pacientes com Aids com base na Teoria das Necessidades Humanas Básicas. Trata-se de um estudo metodológico e de desenvolvimento tecnológico. Para tanto, será realizado em quatro etapas, a saber: (1) construção do instrumento com as fases do processo de enfermagem ancorada na Teoria das Necessidades Humanas Básicas, sendo utilizadas as taxonomias NANDA Internacional, Nursing Outcomes Classification e Nursing Interventions Classification, para elaboração do item histórico de enfermagem e a seleção dos diagnósticos de enfermagem optou-se por uma revisão integrativa da literatura e pesquisa documental, já a elaboração do plano assistencial e prescrição de enfermagem consistirá com base nos diagnósticos elencados anteriormente utilizando a Nursing Interventions Classification, o item prognóstico será utilizada a Nursing Outcomes Classification com apoio da prescrição de enfermagem e finalmente haverá um espaço destinado para que o enfermeiro possa realizar a evolução de enfermagem; (2) validação do instrumento com as fases do processo de enfermagem através da técnica Delphi, empregar-se-á o coeficiente de validade de conteúdo, onde serão consideras aceitáveis as questões que obtiverem coeficiente > 0,8; (3) desenvolvimento do software será de acordo com os seguintes passos: comunicação, planejamento, modelagem, construção e entrega; (4) validação do software através dos requisitos da International Organization for Standardization e da International Electrotechnical Commision 25010, para avaliar os resultados obtidos será utilizada escala de avaliação para subcaracterísticas recomendada pela norma ABNT NBR ISO-IEC 14598-6 adotando o valor considerado esperado, ou seja, mais de 70% das respostas positivas. Ressalta-se que o estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte respeitando a Resolução 466/12. Espera-se contribuir para uma assistência de enfermagem qualificada e segura ao paciente com Aids.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externo à Instituição - PATRÍCIA PERES DE OLIVEIRA - UFSJ
Interno - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 15/10/2018 10:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao