Banca de DEFESA: JÉSSICA VALESKA HERCULANO LIMA

DISCENTE : JÉSSICA VALESKA HERCULANO LIMA
DATA : 17/12/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Avaliação do ensino/aprendizagem sobre o pré-natal de risco habitual para estudantes da graduação em enfermagem.

Cuidado Pré-Natal; Vigilância em Saúde; Consulta de Enfermagem; Estudante de Enfermagem; Avaliação em Saúde.

INTRODUÇÃO: A avaliação no ensino sobre o pré-natal de risco habitual pode identificar fatores dificultadores que comprometem o desenvolvimento de competências e as habilidades dos estudantes nas consultas do pré-natal. OBJETIVO: Objetivou avaliar as competências e as habilidades dos estudantes de graduação em enfermagem para as consultas do pré-natal de risco habitual. MÉTODOS: Tratar-se de uma avaliação normativa, de caráter transversal com dados quantitativos, realizada no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com 54 graduandos de enfermagem regularmente matriculados no 7° e 8° período, cadastrados nas disciplinas: Atenção Integral à Saúde III e Estágio Supervisionado I: o processo de trabalho do enfermeirando na atenção básica de saúde. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário que teve como base teórica da avaliação normativa os  documentos relativos à consulta pré-natal preconizados pelo Ministério da Saúde. Os dados foram analisados por meio do software estatístico no programa SPSS 21.0. O estudo teve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da UFRN sob o numero 2.698.375.  RESULTADOS: Foram definidos oito eixos e para cada deles as seguintes assertivas: Eixo 1: Exame físico geral e especifico - 59,82%  disseram realizar totalmente com segurança – Eixo 2: Exames laboratoriais - 82% informaram solicitar, Eixo 3: Sinais de alerta – 54,28% disseram que identificam totalmente com segurança; Eixo 4: Fatores de risco - 64,28% disseram que identificam totalmente com segurança; Eixo 5: Preenchimento da caderneta da gestante - 84,28% disseram que realizam totalmente com segurança; Eixo 6: Prescrever com supervisão – 91,07% disseram que realizam totalmente com segurança; Eixo 7: Imunização - 92,85% disseram que realizam totalmente com segurança; Eixo 8: Orientações educativas - 66,42% disseram que realizam totalmente com segurança. CONCLUSÃO: Esse estudo demonstrou resultados satisfatórios na maioria dos eixos, porém destaca-se resultados insatisfatório nos Eixos 1, 3, 4, sobretudo no eixo 8 relativo as ações educativas, fator primordial na realização das consultas de pré-natal de risco habitual.

Externo à Instituição - DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO - UERN
Interno - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO