Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA BARRETO TAVARES CHIAVONE

DISCENTE : FLÁVIA BARRETO TAVARES CHIAVONE
DATA : 05/09/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO de PROTÓTIPO DE UM RECURSO EDUCACIONAL ABERTO PARA APOIO AO ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE

Segurança do Paciente; Ensino; Tecnologia Educacional.

A segurança do paciente destaca-se como uma temática atual e de relevância no que tange aos cuidados prestados pelo setor saúde, uma vez que, estudos realizados desde o início dos anos 2000 evidenciam o elevado quantitativo de eventos adversos na assistência, caracterizados como incidentes evitáveis que resultam em danos ao paciente. A ocorrência desses eventos repercute de forma negativa tanto na saúde do indivíduo, quanto nos custos hospitalares. Nesse sentido, torna-se imprescindível à prestação de uma assistência à saúde pautada na segurança do paciente. Logo, denota-se a necessidade de incluir o tema segurança do paciente no processo de formação dos profissionais de saúde, para que ao atuarem no ambiente laboral estejam capacitados a executarem sua prática pautados na segurança do paciente. No entanto, a introdução desses conteúdos nos cursos da área da saúde só foi formalizado em 2011, quando a Organização Mundial da Saúde estabeleceu diretrizes para o ensino multiprofissional da segurança do paciente, no Patient Safety Curriculum Guide: Multiprofessional Edition, de forma que se evidencia o quão recente é o ensino da segurança do paciente. Portanto, torna-se relevante propor estratégias de ensino que auxiliem no ensino da segurança do paciente e corroborem com as exigências do novo modelo de estudante - o 3.0, que se utiliza das mais diversas tecnologias em seu processo de aprendizagem. Destarte, infere-se a relevância da aplicação de tecnologias digitais, como uma alternativa que transcende os métodos de ensino tradicionais e esta em consonância com as demandas do perfil atual de aluno. E, ao considerar as diferentes tecnologias para o ensino, essa pesquisa destaca a utilização de recursos educacionais abertos por favorecemo processo de ensino aprendizagem gratuito e livre, de forma que as características desses recursos corroboram com as demandas de ensino atuais. Neste ínterim, esse estudo estabelece a seguinte questão norteadora: quais conteúdos são válidos para compor um recurso educacional aberto para apoio ao ensino da segurança do paciente? E, como objetivo construir e validar o conteúdo do protótipo de um recurso educacional aberto sobre segurança do paciente para apoio ao ensino. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa. Para tal, será realizado em três etapas conforme proposto por Pasquali, a saber: procedimentos teóricos, em que se realizou uma busca na literatura científica através de uma Scoping review, para elucidar as temáticas relevantes para construção dos conteúdos que irão compor o recurso educacional; procedimentos empíricos dar-se-ão pela construção do Game Design Document; pelo instrumento para validação do conteúdo via Google Forms e das etapas Delphi; e por fim, procedimentos analíticos, no qual será realizada o cálculo do coeficiente de validação de conteúdo conforme proposto pelo referencial teórico utilizado e a criação do protótipo do recurso educacional aberto. Destaca-se que o estudo esta em consonância com os preceitos éticos estabelecidos No 466, de 12 Dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no 2.455.166, CAAE: 80922917.0.0000.5537, de 22 de Dezembro de 2017.

Interno - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
Externo à Instituição - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR