Banca de QUALIFICAÇÃO: MANACES DOS SANTOS BEZERRIL

DISCENTE : MANACES DOS SANTOS BEZERRIL
DATA : 05/09/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Percepções e vivências de docentes do centro de ciências da saúde sobre o ensino da segurança do paciente

Segurança do Paciente; Educação em Saúde; Docentes.

Na perspectiva de estimular uma formação profissional mais ampla no que concerne à segurança do paciente, a Organização Mundial de Saúde lançou o Guia Curricular Multiprofissional de Segurança do Paciente como modo de impulsionar a introdução da temática nas atividades desenvolvidas pelos docentes nas instituições de ensino e incitar sua inserção no ensino técnico, de graduação e pós-graduação na área da saúde, com o objetivo de potencializar a formação dos futuros profissionais da saúde e prepará-los a desenvolver ações efetivas e eficazes, e, assim, promover maior segurança aos envolvidos na assistência à saúde. Destarte, torna-se relevante compreender como se dá o entendimento da Segurança do Paciente dos docentes, na possibilidade de conhecer o preparo desse profissional na abordagem da SP, além de verificar se a temática está presente na formação dos diferentes cursos da área da saúde da instituição em estudo. Por conseguinte, a questão norteadora desse estudo é: quais as percepções e vivências de docentes da área da saúde de uma universidade federal sobre o ensino da segurança do paciente? E, tem como objetivo, identificar as percepções e vivências de docentes do Centro de Ciências da Saúde de uma universidade federal sobre o ensino da segurança do paciente. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, com abordagem mista; o cenário de pesquisa é a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e a população do estudo será composta pelos docentes dos departamentos do Centro de Ciências da Saúde, a amostra constituir-se-á pelo universo populacional. Para a coleta de dados utilizar-se-á um formulário eletrônico composto por duas partes, a primeira relacionada aos dados de caracterização dos participantes e a segunda com questões abertas sobre a temática, tal instrumento foi construído no Google Forms. Para a análise dos dados, aqueles pertencentes à parte inicial do instrumento de coleta serão analisados por meio de estatística descritiva simples, com frequências absoluta e relativa; já o produto textual proveniente da segunda parte submeter-se-á à análise textual lexicográfica, com auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires. O estudo está em conformidade com os preceitos éticos estabelecidos pela Resolução No 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no 2.454.034, Certificado de Apresentação para Apreciação Ética: 80929617.1.0000.5537, de 21 de dezembro de 2017.

Interno - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
Interno - 1506238 - QUENIA CAMILLE SOARES MARTINS