Banca de DEFESA: RHAYSSA DE OLIVEIRA E ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RHAYSSA DE OLIVEIRA E ARAUJO
DATA : 31/08/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Proposta de intervenção para melhora da qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa

Atenção Primária à Saúde, Enfermagem, Úlcera Varicosa; Qualidade de Vida.

As úlceras venosas caracterizam-se por serem lesões de pele com perda de tecidos, geralmente localizadas no terço distal da perna, de largura e profundidade variáveis. As taxas de falhas na cicatrização são altíssimas e, além disso, a ferida pode causar dor, depressão, baixa autoestima, déficits na autoimagem corporal, isolamento social, frustração, raiva, ansiedade, prejuízo na atividade sexual e limitações nas atividades de vida diárias. Assim, objetivou-se analisar a qualidade de vidas das pessoas com úlcera venosa e propor intervenções de enfermagem para melhora da qualidade de vida, a partir do processo de enfermagem, no município de Parnamirim, Rio Grande do Norte/Brasil. Trata-se de um estudo metodológico, analítico, com abordagem quantitativa, realizado com 54 pessoas na atenção básica do município de Parnamirim, Rio Grande do Norte, Brasil, com pessoas com úlcera venosa ativa. Foram avaliados: dados sociodemográficos, clínicos e assistenciais, qualidade de vida relacionada à saúde e à úlcera venosa, a partir do Short Form 36 e Charing Cross Venous Ulcer Questionnaire, respectivamente. A partir dos dados encontrados foram traçados diagnósticos de enfermagem, resultados esperados e proposto intervenções de enfermagem. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com CAAE nº 65941417.8.0000.5537. Predominaram pessoas do sexo feminino, idosos, baixa renda e baixa escolaridade, pessoas sem companheiro(a), com doenças crônicas associadas, bom sono, não fumantes e etilistas, com lesão crônica e dor. As pessoas realizavam o curativo em casa, não usavam compressão, receberam orientações profissionais e tem dificuldade de acesso ao angiologista. Houve prejuízo na qualidade de vida avaliados pelos dois instrumentos, genérico e específico. O aspecto emocional apresentou discrepância significativa entre os instrumentos. Os adultos tinham melhor interação social e pior escore para estética. Em relação aos diagnósticos de enfermagem, os prioritários foram os dos seguintes títulos: saúde deficiente na comunidade, integridade tissular prejudicada, risco de infecção, seguidos de conforto prejudicado, risco de quedas, risco de baixa autoestima, comportamento de saúde propenso à risco, mobilidade física prejudicada, entre outros com menor frequência. Foram propostas as intervenções: desenvolvimento da saúde comunitária, promoção da circulação venosa, proteção contra infecção, controle da infecção, redução da ansiedade, controle do ambiente, aromaterapia, controle de energias, terapia de relaxamento, prevenção contra quedas, fortalecimento da autoestima, controle de comportamento, treino para fortalecimento da deambulação, terapia ocupacional, exercícios de alongamento, equilíbrio e controle muscular. Propõe-se que as intervenções sejam feitas em grupos, com encontros semanais com duração de duas horas, onde serão realizados o curativo e aplicação de terapia compressiva, além de atividades coletivas de estabelecimento de metas, ações para adaptação, autodesenvolvimento, mudança de comportamentos de saúde. A observação de cuidados sendo prestados a outros indivíduos, os julgamentos dos participantes um em relação ao outro, o estado emocional, estresse, ansiedade e excitação serão trabalhados nos momentos de intervenção. Dessa maneira, os resultados podem possibilitar intervenções de enfermagem e multiprofissionais voltadas à qualidade de vida da pessoa com lesão venosa, atendidas na Atenção Primária à Saúde, com diminuição do tempo de lesão e horas de trabalho, promoção da saúde e incentivo ao autocuidado.

Presidente - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Interno - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS
Interno - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Externo à Instituição - ALINE MAINO PERGOLA MARCONATO - UNIARARAS