Banca de DEFESA: EURIDES ARAUJO BEZERRA DE MACEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EURIDES ARAUJO BEZERRA DE MACEDO
DATA : 31/08/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Conhecimento e habilidades de acadêmicos de enfermagem no cuidado a pessoa com lesão cutânea: evidências de validade de instrumentos

Enfermagem; Avaliação em enfermagem; Cuidados de enfermagem; Estudos de validação; Ferimentos e lesões.

O enfermeiro desempenha um papel fundamental no cuidado à pessoa com lesão, pois está diretamente envolvido nas tomadas de decisão na assistência a esses indivíduos em todos os níveis de atenção à saúde. Seu conhecimento e prática são fatores essenciais tanto para a prevenção como para o tratamento de lesões e devem ser iniciados nos cursos de graduação. A disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem tem sido responsável por proporcionar o conhecimento básico e o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática da enfermagem relacionada ao cuidado com lesões cutâneas. A avaliação dessas competências deve ser feita por meio de instrumentos validados. Sendo assim, objetivou-se investigar as evidências de validade dos instrumentos de conhecimento e habilidades sobre o cuidado de enfermagem à pessoa com lesão cutâneapara acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido no período de abril de 2017 a abril de 2018 em instituição federal de ensino superior de enfermagem, no Rio Grande do Norte, em duas etapas: a validação do instrumento de conhecimento e do instrumento de habilidades. Participaram da etapa de validação do instrumento de conhecimento 117 alunos de graduação, matriculados na disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem e 38 profissionais de grupo de pesquisa da mesma instituição que trabalha com a temática de feridas. Na validação do instrumento de habilidades participaram 109 graduandos. Os instrumentosutilizados foram um questionário com 10 questões de múltipla escolha aplicado antes e após as aulas de feridas eum roteiro de observação do tipo checklist contendo 20 itens, aplicado no início da aula prática, antes de serem dadas as orientações sobre o procedimento de troca de curativo, e após as orientações.Ambos os instrumentos já haviam sido validados quanto ao conteúdo, entretanto ainda não tinham sido aplicados junto ao público-alvo. Os itens do questionário foram analisados segundo os índices de dificuldade e discriminação e os do checklist quanto ao percentual de acertos dos respondentes, tendo sido utilizado o Teste de Sinal na comparação dos dois momentos de aplicação dos instrumentos.A pesquisa obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CAAE nº: 0002.0.294.000-10).Na primeira etapa de aplicação do questionário,das 10 questões 06 apresentaram baixo nível de dificuldade antes das aulas, e após as aulas,esse número aumentou para 09, com apenas 01questão de dificuldade mediana, e 08 questões com necessidade de revisão quanto ao poder discriminativo. Realizada a primeira revisãopelos pesquisadores do estudo,04 questões apresentaram média dificuldade após as aulase 05 questõespoder discriminativosatisfatório. Após a última etapa de revisão, conforme as sugestões apontadas pelo grupo de pesquisa, 05 questões apresentaram nível médio de dificuldade, 03 questões nível baixo de dificuldade e 02 alta dificuldade antes das aulas,05 com índice de discriminação satisfatório. Quanto a aplicação do checklist, de um total de 20 itens, apenas 01 apresentou um percentual de acerto acima de 70%antes das orientações. Após as orientações,19 itens apresentaram um aumento do nível de acertos, sendo essa diferença significativa, exceto no item relacionado à higienização das mãos antes do procedimento. Os resultados obtidos indicam a evidência de validade do checklist de habilidades e,após as revisões, umamelhoria das evidências de validade do questionário, embora ainda com necessidade de refinamento.

Externo à Instituição - ALINE MAINO PERGOLA MARCONATO - UNIARARAS
Externo ao Programa - 2306745 - EDILMA DE OLIVEIRA COSTA
Presidente - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Externo à Instituição - ROBERTA AZOUBEL - UESB