Banca de DEFESA: FERNANDA BEATRIZ BATISTA LIMA E SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA BEATRIZ BATISTA LIMA E SILVA
DATA : 31/08/2018
HORA: 08:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Validação do diagnóstico de enfermagem trauma vascular em pacientes submetidos à terapia antineoplásica


PALAVRAS-CHAVES:

Estudos de validação. Trauma Vascular. Quimioterapia. Enfermagem.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

    Estudos de validação de diagnósticos de enfermagem são de grande valia para legitimá-los em populações específicas, bem como para construção de diagnósticos que ainda não são contemplados pela taxonomia. E assim, contribuir para a assistência de enfermagem mais segura. Nesse contexto, o presente estudo objetivou validar o diagnóstico de enfermagem Trauma Vascular em pacientes submetidos à terapia antineoplásica. Destaca-se que a ocorrência de trauma venoso nessa clientela é frequente, e está principalmente relacionado à redução na visibilidade, palpação e diminuição do calibre na rede venosa durante o tratamento. E, embora se identifique um quantitativo expressivo de diagnósticos existentes na NANDA-Internacional, não está contemplado o “trauma vascular”. Tratou-se de um estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: análise de conceito, análise de conteúdo e análise da acurácia dos indicadores clínicos. A primeira etapa foi operacionalizada através de uma revisão integrativa da literatura e resultou na análise de 56 artigos, sendo possível a análise do conceito com a identificação de quatro atributos, 13 antecedentes e 13 consequentes. Na segunda etapa, 9 especialistas julgaram o conteúdo identificado na etapa anterior, por meio de grupo focal, e chegaram ao consenso quanto à adequação da cada componente e definições do diagnóstico. Como resultado da análise de conteúdo dos especialistas, permaneceram três atributos, 13 fatores relacionados e 11 características definidoras após alguns ajustes. E na terceira etapa, foi analisada a acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico em estudo. Foram avaliados 200 sujeitos, maioria do sexo feminino, provenientes do interior do estado do Rio Grande do Norte, aposentado ou beneficiado.

A análise da acurácia dos indicadores clínicos foi realizada a partir de três diferentes modelos ajustados com base na análise de classes latentes clássica, sendo o melhor modelo o último no qual 11,17% dos sujeitos manifestaram o Trauma vascular. E analisando-se os indicados clínicos, temos “Diminuição da elasticidade vascular”, “Dor” e “Sinais de infecção no sítio de inserção do cateter” com elevados valores para especificidade. Esses indicadores têm importância substancial para a confirmação da presença do diagnóstico. Assim sendo, o estudo sustenta a tese de que o diagnóstico de enfermagem Trauma vascular é aplicável para pacientes oncológicos submetidos à terapia antineoplásica. O projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, respeitando-se os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos, conforme a Resolução nº. 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. O mesmo foi aprovado, sob o parecer número 1.717.695 e CAAE número 57967816.3.0000.5293.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interno - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Externo à Instituição - MARCOS VENÍCIOS DE OLIVEIRA LOPES - UFC
Interno - 1863377 - MARIA ALZETE DE LIMA
Externo à Instituição - WERUSKA ALCOFORADO COSTA - EBSERH
Notícia cadastrada em: 02/08/2018 11:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao