Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA PINHEIRO BARRETO

DISCENTE : VANESSA PINHEIRO BARRETO
DATA : 26/06/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Análise da situação epidemiológica das arboviroses dengue, zika e chikungunya no estado do Rio Grande do Norte, Brasil

Infecções por arbovírus; Epidemiologia; Educação em saúde.

O acompanhamento do comportamento epidemiológico das arboviroses é de extrema relevância, tendo em vista que o conhecimento acerca das consequências da circulação simultânea dos vírus da dengue, zika e chikungunya ainda é incipiente. A compreensão abrangente da realidade regional é essencial para o estabelecimento de estratégias importantes para a redução de risco e vulnerabilidade de indivíduos e comunidades, além da adaptação das políticas públicas vigentes no contexto epidemiológico local. Diante da  necessidade de investigações que abranjam sintomas, agentes etiológicos e fatores sociais e ambientais que possam estar associados às epidemias, este estudo objetiva proceder a uma análise da série histórica, perfil epidemiológico e distribuição geográfica dos casos de dengue, chikungunya e zika no Estado do Rio Grande do Norte. O estudo será constituído a partir da análise de séries temporais sobre a distribuição geográfica e o perfil epidemiológico das arboviroses no estado do Rio Grande do Norte de 2015 a 2017. A população será composta por todos os casos confirmados de Dengue, Chikungunya e Zika notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) durante o período em questão, obtidos por meio das fichas de notificação e investigação dos casos confirmados e disponíveis na Secretaria da Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte (SESAP-RN). Para o procedimento de coleta de dados, será utilizado um instrumento do tipo formulário dividido em três partes: dados socioeconômicos, dados clínicos e laboratoriais e desfecho clínico. Os dados serão tratados por meio de frequências, medidas de tendência central (média, mediana, desvio-padrão), taxa de incidência e prevalência, tendência temporal dos casos e mapas temáticos, além de outros testes pertinentes. Os resultados serão apresentados em tabelas e analisados à luz da literatura pertinente. Apesar do estudo não envolver diretamente seres humanos, este seguirá todos os preceitos da Resolução no 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde e obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CEP-UFRN) sob número 2.445.935, além do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE): 80007217.0.0000.5537.

Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Interno - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO