Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍSI CATHARINA DA SILVA BARBALHO BRAZ

DATA : 26/04/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

AÇÃO EDUCATIVA PARTICIPATIVA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL DE ADOLESCENTES

Enfermagem; Adolescente; Saúde Sexual; Educação em Saúde; Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas.

A adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, marcado por diversos conflitos, modificações e descobertas. Dentre estas descobertas, encontra-se a primeira relação sexual, a qual tem ocorrido cada vez mais cedo e, na maioria das vezes, sem a devida orientação ou proteção. Isso tem levado os adolescentes a um quadro de maior vulnerabilidade às Infecções Sexualmente Transmissíveis e à gravidez não planejada. Apesar das políticas públicas existentes direcionadas a saúde do adolescente, observa-se que o número de casos de infecções sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada na adolescência, permanecem crescentes. Isso evidencia a necessidade de ações educativas que possibilitem vincular a informação à reflexão, aproximando o conhecimento da realidade para que o adolescente se torne participante ativo de sua saúde sexual, motivando um processo contínuo e permanente de autonomia e aprendizado, elementos essenciais para a correta tomada de decisões.O presente estudo objetiva 1) Analisar as percepções de estudantes adolescentes a respeito de uma ação educativa participativa sobre saúde sexual e 2) Identificar o conhecimento dos adolescentes sobre os comportamentos relacionados a sua saúde sexual ao se inserir numa ação educativa participativa. Estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa, a ser realizado em uma escola publica estadual localizada no município de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte. A população do estudo será constituída por adolescentes regularmente matriculados com idade entre 10 e 19 anos. A ação educativa participativa consistirá de discussão em grupo das necessidades de informação sobre saúde sexual identificadas pelos adolescentes e implementada por meio de um jogo educativo. A coleta de dados se realizará de abril e maio de 2018, em quatro encontros de 50 minutos. Os dados serão obtidos por meio de um questionário semiestruturado, sessões de aplicação do jogo educativo, discussões em rodas de conversa e observação direta do pesquisador. Os dados serão objeto de análise de conteúdo e de estatística descritiva. O estudo faz parte de uma pesquisa maior que se propõe a criar, implantar e avaliar ações de promoção da saúde ao adolescente na escola, aprovado pelo CAEE 73721217.8.0000.553, e ocorrerá de acordo com os aspectos éticos preconizados na Resolução nº 466/12-CNS. A partir do estudo, espera-se contribuir com o fortalecimento da política pública voltada para a saúde do adolescente e para o raciocínio clínico dos enfermeiros, no tocante à assistência prestada aos adolescentes no âmbito escolar.

Presidente - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Interno - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO