Banca de DEFESA: CRISTIANE DA CÂMARA MARQUES

DISCENTE : CRISTIANE DA CÂMARA MARQUES
DATA : 23/02/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Valor preditivo do diagnóstico de enfermagem risco de infecção em pacientes com aids hospitalizados

Diagnóstico de enfermagem. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Fatores de Risco. Infecção Hospitalar.

A necessidade de internações das pessoas que vivem com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida torna os pacientes mais susceptíveis à Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, como também, à morte. As infecções relacionadas à assistência estão entre as principais causas de morbimortalidade, considerando se um relevante problema de saúde pública Diante da necessidade de identificar o risco de infecção e os fatores a eles relacionados, de forma a reconhecer déficits e necessidades do paciente com AIDS e melhorar a qualidade da atenção à saúde, esse estudo tem como objetivo analisar o valor preditivo dos fatores de risco do diagnóstico de enfermagem risco de infecção em pacientes com AIDS. Trata se de um estudo retrospectivo, analítico, observacional, do tipo caso controle, realizado no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico do Hospital Giselda Trigueiro, localizado no município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte O grupo caso foi formado por 104 pacientes que apresentaram Infecção relacionada à assistência à saúde. O grupo controle foi composto por 104 indivíduos que não evoluíram para infecção hospitalar durante o período de internação A coleta foi realizada entre os meses de abril e agosto de 2017 por meio de um instrumento dividido em quatro partes: dados sociodemográficas dados clínicos dados da infecção hospitalar e fatores de risco do diagnóstico de enfermagem Risco de Infecção. Para a análise dos dados, utilizou se a estatística inferencial mediante aplicação do teste Qui quadrado Pearson, foram calculados a Odds Ratio com seu respectivo intervalo de confiança de 95% e a prevalência dos pacientes com infecção. Mensurou se a acurácia dos fatores de risco do diagnóstico estudado por meio da sensibilidade, especificidade e dos valores reditivos. Os resultados foram organizados em tabelas e discutidos com a literatura pertinente. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 46209215.0.0000.5537. Os resultados revelaram que dentre os fatores de risco com prevalência acima de 50% destacaram se: procedimento invasivo, alteração na integridade da pele, diminuição de hemoglobina, imunossupressão, alteração do peristaltismo, enfermidade crônica e leucopenia. Apresentaram associação estatisticamente significativa com o diagnóstico de enfermagem investigado três fatores de risco: procedimento invasivo, alteração na integridade da pele e diminuição da hemoglobina. Dentre essas, as que apresentaram maiores razões de chances foram procedimento invasivo e alteração na integridade da pele. O fator de risco com maior sensibilidade foi o procedimento invasivo e alteração na integridade da pele e sobressaíram se com maior especificidade a resposta inflamatória suprimida e a enfermidade crônica. Conclui se que a identificação dos indicadores clínicos acurados auxiliam na tomada de decisão do enfermeiro, o que favorecerá a identificação precoce de fatores de risco para o desenvolvimento de uma infecção durante o cuidado prestado às pessoas vivendo com a síndrome da imunodeficiência adquirida, garantindo assim a segurança do paciente.

Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externo à Instituição - ALINE RODRIGUES FEITOZA - UNIFOR
Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Notícia cadastrada em: 09/02/2018 08:08