Banca de DEFESA: THAIS ROSENTAL GABRIEL LOPES

DATA : 19/12/2017
LOCAL: Departamento de enfermagem

VIVÊNCIA DE PAIS NO MÉTODO CANGURU

Pai; prematuridade; método canguru; humanização; enfermagem neonatal.

No mundo, mais de 2,7 milhões de recém-nascidos morrem todos anos antes de completar cinco anos de idade. Neste contexto, a Atenção Humanizada ao Recém-nascido de baixo peso ao nascer – Método Canguru constitui uma estratégia de humanização direcionada à saúde neonatal. A proposta deste método é realizar o contato pele-a-pele precoce e contínuo do recém-nascido prematuro com a mãe, o pai e familiares. Esta prática aumenta do vínculo afetivo, incentivo ao aleitamento materno, desenvolvimento neurocomportamental, alta precoce da unidade de saúde, bem como o empoderamendo dos pais e familiares com vistas a continuidade do método no ambiente familiar. Com base no exposto, objetivou-se compreender a vivência do pai no método canguru com filho prematuro. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, ancorada nos pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados e analisados sob a ótica dos princípios do Interacionismo Simbólico. Os dados foram obtidos com 15 homens que vivenciavam o método canguru junto ao filho prematuro, na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru da Maternidade Escola Januário Cicco em Natal/RN, Brasil. Conforme os critérios de inclusão, os participantes deveriam estar com idade igual ou superior a 18 anos e que estivessem vivenciando o Método Canguru. A coleta de dados ocorreu no período março à julho de 2017. Para isso utilizou-se um instrumento contendo questões relativas a caracterização sócio demográfica e uma pergunta aberta contemplando a questão da pesquisa. Antecedeu essas etapas a anuência do hospital referido, a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CAAE nº 62020016.1.0000.5537 e parecer nº 1.850.383 como também assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido pelos entrevistados. Dos dados coletados e analisados emergiram a categoria central Vivência de pais no Método Canguru e três categorias com suas respectivas subcategorias: Sentimentos vivenciados pelo pai na realização do MC; Visão do pai sobre a unidade canguru e Participação dos pais no método canguru. Assim, evidenciou que a prematuridade influencia nos sentimentos do homens diante dos cuidados com o filho. Diante disso faz-se relevante que a equipe de Enfermagem considere as situações diversas enfrentadas pelo pai diante da prematuridade do filho, com vistas a minimizar sentimentos antagônicos e favorecer vínculo entre a díade pai-filho.

Externo ao Programa - 3149599 - ANA CRISTINA ARAUJO DE ANDRADE GALVAO
Externo à Instituição - ANA DORCAS DE MELO INAGAKI - UFS