Banca de QUALIFICAÇÃO: WENYSSON NOLETO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WENYSSON NOLETO DOS SANTOS
DATA : 08/12/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Estudo do Diagnóstico de Enfermagem Falta de Adesão ao Tratamento Antirretroviral em Pessoas vivendo com Aids


PALAVRAS-CHAVES:

Estudos de validação; diagnóstico de enfermagem; antirretrovirais; adesão à medicação; síndrome de imunodeficiência adquirida.


PÁGINAS: 36
RESUMO:

Estudo metodológico, com objetivo de validar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem da NANDA Internacional Falta de Adesão ao tratamento antirretroviral em pessoas vivendo com Aids. Será utilizado como referencial teórico-metodológico, o modelo de validação de diagnósticos de enfermagem descrito por Lopes, Silva e Araújo, o qual propõe a validação nas seguintes etapas: análise de conceito e análise de conteúdo por especialistas. Ao longo da primeira fase do processo de validação, será utilizado o embasamento elaborado por Walker e Avant, em concomitância ao desenvolvimento de revisão integrativa de literatura, proposto por Whittemore e Knafl.  A revisão integrativa será realizada nas bases de dados LILACS, CINAHL, PUBMED, SCOPUS, WEB OF SCIENCE e COCHRANE, com o cruzamento dos seguintes descritores em Ciências da Saúde: antirretrovirais; adesão à medicação e síndrome de imunodeficiência adquirida. Os artigos selecionados na revisão serão analisados por meio de uma leitura minuciosa para a identificação de atributos definidores, antecedentes e consequentes de falta de adesão ao tratamento com antirretrovirais em pessoas vivendo com Aids. Em seguida, será realizada a interpretação para o diagnóstico falta de adesão, através da transposição para a negação dos componentes do diagnóstico (definição, características definidoras e fatores relacionados). Posteriormente será elaborado um instrumento com os componentes do diagnóstico em estudo, prosseguindo para a análise de Enfermeiros especialistas em Infectologia e na terminologia da NANDA Internacional, os quais serão selecionados pela Plataforma Lattes. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da UFRN sob o nº 1.146.907 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 46206215.3.0000.5537, respeitando-se a normatização da resolução nº 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde referente aos aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Os dados obtidos serão digitados em banco de dados do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 20.0 para tratamento dos resultados, tendo como tipo de análise a estatística descritiva, com frequências absolutas e percentuais. E será feita a analise estatística inferencial com regressão logística pelo método stepwise para identificar os fatores preditores das características que influenciarão na validação do diagnóstico de enfermagem Falta de Adesão. Além disso, será utilizado o teste binomial para avaliar a proporção de especialistas que classificarem cada item como adequado, considerando-se o nível de significância de 5%. Espera-se com o presente estudo, contribuir para que o enfermeiro desenvolva de forma precoce estratégias para a promoção da adesão ao uso dos antirretrovirais em pessoas vivendo com Aids.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1863377 - MARIA ALZETE DE LIMA
Externo à Instituição - MARLI TERESINHA GIMENIZ GALVÃO - UFC
Interno - 1506238 - QUENIA CAMILLE SOARES MARTINS
Presidente - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 17/11/2017 14:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao