Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE DA CÂMARA MARQUES

DISCENTE : CRISTIANE DA CÂMARA MARQUES
DATA : 06/10/2017
LOCAL: Departamento de enfermagem

Valor preditivo do diagnóstico de enfermagem risco de infecção em pacientes com aids hospitalizados

Diagnóstico de enfermagem. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Fatores de Risco. Infecção Hospitalar.

A Síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) consiste em uma doença crônica, debilitante e contagiosa. Devido às consequências do comprometimento do sistema imune, as pessoas que vivem com a AIDS, apresentam a necessidade de hospitalizações prolongadas e repetidas, constituindo uma população com elevado risco para aquisição de infecções hospitalares, o que tem levado a altas taxas de mortalidade. Diante da necessidade de identificar o risco de infecção e os fatores a eles relacionados, de forma a reconhecer déficits e necessidades do paciente com AIDS e melhorar a qualidade da atenção à saúde, esse estudo tem como objetivo verificar o valor preditivo do diagnóstico de enfermagem risco de infecção para o desenvolvimento de infecção hospitalar em pacientes com AIDS. Trata-se de um estudo documental, retrospectivo, analítico e quantitativo, realizado no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME) do Hospital Giselda Trigueiro (HGT), localizado no município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi constituída por 210 indivíduos maiores de 18 anos, de ambos os sexos, com AIDS, internados nas enfermarias e UTI do HGT entre os anos de 2010 e 2016, dos quais 105 apresentaram Infecção relacionada à assistência à saúde (grupo exposto à infecção) e 105 indivíduos não evoluíram para infecção hospitalar (grupo controle) durante o período de internação. Foram excluídos os pacientes que não foram encontrados os prontuários para complemento das informações. A coleta foi realizada entre os meses de abril e agosto de 2017 por meio de um instrumento dividido em quatro partes: dados socioeconômicos, dados clínicos, dados da infecção hospitalar e fatores de risco do diagnóstico de enfermagem Risco de Infecção. Os dados foram obtidos mediante formulário, organizados em planilhas eletrônicas e analisados. Para a análise dos dados, será utilizada a estatística descritiva e inferencial. Na análise descritiva, utilizarão medidas de tendência central e de dispersão. Na inferencial, utilizarão os testes de Qui-quadrado de Pearson, teste exato de Fisher e as razões de prevalência. Haverá mensuração da acurácia dos fatores de risco do diagnóstico estudado por meio da especificidade, da sensibilidade e dos valores preditivos. Os resultados serão organizados em tabelas e discutidos com a literatura oportuna. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 46209215.0.0000.5537. Espera-se que o estudo ofereça subsídios teóricos aos profissionais de enfermagem e da saúde em geral, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/ AIDS, visando à promoção da saúde e prevenção de agravos.

Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externo à Instituição - ALINE RODRIGUES FEITOZA - UNIFOR