Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA BEATRIZ FERREIRA VITORINO

DISCENTE : ANA BEATRIZ FERREIRA VITORINO
DATA : 23/08/2017
LOCAL: Departamento de enfermagem

Crescimento e Desenvolvimento da Criança com microcefalia associada à transmissão vertical do Zika vírus

Microcefalia. Cuidados de Enfermagem. Cuidado da Criança. Enfermagem Materno-Infantil.

A infecção pelo vírus Zika é caracterizada como sendo uma doença febril aguda e que na maioria dos casos não está associada a complicações fazendo com que a infecção assintomática apareça com maior prevalência. Além disso, atualmente a infecção pelo vírus está associada ao surto de casos de microcefalia no Brasil e no Mundo. A microcefalia é uma anomalia, na qual há má formação cerebral, levando a irregularidades de estruturas e funções ao recém-nascido e que estão presentes no momento do nascimento. Desse modo, verifica-se a necessidade de investigação da atuação dos profissionais de enfermagem tanto na assistência materna quanto infantil, tendo em vista que muitos sentimentos perpassam o coração da mãe e da família que recebe a notícia da gestação ou nascimento de um filho com microcefalia. Assim, o presente estudo tem como propósito acompanhar e analisar as alterações no crescimento e desenvolvimento de crianças com microcefalia associada à transmissão vertical do Zika vírus. Tratar-se-á de um estudo transversal e descritivo de abordagem quantitativa a se realizar no Hospital de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, localizado no município de Natal, no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, em Macaíba, e no Centro de Reabilitação Infantil, todos localizados no estado do Rio Grande do Norte. A coleta se realizará entre os meses julho e outubro de 2017, mediante um instrumento de coleta de dados dividido em duas partes, que será aplicado às mães de recém-nascidos portadores de Microcefalia e preenchimento a partir da consulta de crescimento e desenvolvimento aos recém-nascidos. O plano amostral utilizado foi Amostragem Aleatória Simples sem reposição. Este plano amostral seleciona-se sequencialmente cada unidade amostral com igual probabilidade, de tal forma que cada amostra tenha a mesma chance de ser escolhida. A amostra foi de 108 recém-nascidos para todos os locais de pesquisa. A partir do cadastro dos recémnascidos registrados nas unidades de atendimento será realizado um sorteio aleatório dos recém-nascidos que serão acompanhados durantes os meses. Espera-se que o estudo ofereça um panorama da situação de comprometimento do crescimento e desenvolvimento das crianças com microcefalia por transmissão vertical do Zika vírus, com o intuito de subsidiar estratégias para futuras intervenções na assistência a essas crianças de forma a melhorar a qualidade de vida destes e da comunidade em geral.

Interno - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO
Presidente - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA