Banca de DEFESA: JESSIKA WANESSA SOARES COSTA

DISCENTE : JESSIKA WANESSA SOARES COSTA
DATA : 21/06/2017
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Impactos do estresse e sua associação com o comportamento alimentar nos discentes da graduação em enfermagem

Enfermagem; Estresse; Estudantes; Comportamento alimentar.

Introdução: Com as oportunidades crescentes para ingressar no meio acadêmico, anualmente, milhares de pessoas cruzam as portas das universidades. Neste novo cenário, o estudante depara-se com inúmeros fatores estressores frente aos novos desafios. Objetivo: Analisar os níveis de estresse e sua associação com o comportamento alimentar dos discentes da graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Método: Trata-se de um estudo transversal, observacional, com abordagem quantitativa, realizado com 280 estudantes do curso de graduação em Enfermagem. As informações foram coletadas de 20 de Fevereiro a 21 de Março de 2017, através de três questionários: Questionário para levantamento dos dados sociodemográficos, escala para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem e o Questionário Holandês do Comportamento Alimentar. A aplicação dos instrumentos ocorreu em sala de aula simultaneamente, após o período de realização das primeiras provas avaliativas e mediante autorização da coordenação das disciplinas. Os horários para a coleta foram pré- estabelecidos pela coordenação das disciplinas, distribuídos nos turnos: matutino e vespertino. Todos os participantes foram orientados sobre os procedimentos para coleta de dados, com tempo de aplicação máxima de 15 minutos. Resultados: Com a realização das análises, foi possível estabelecer os níveis de estresse por domínio de acordo com o período do curso dos estudantes. Corroborando para o seguinte resultado considerando o mais elevado nível de estresse em relação a cada domínio: atividade prática e comunicação profissional maior nível no 4º período; gerenciamento de tempo, 9º período; ambiente e formação profissional, 5º período; e atividade teórica, no 7º período. Conclusão: Constatou-se mediante o delineamento dos resultados correlação significativa entre três dos seis domínios da escala de estresse e o comportamento alimentar dos discentes do curso de Enfermagem. As análises demonstraram correlação positiva entre os domínios comunicação profissional e gerenciamento do tempo versus comportamento alimentar, evidenciando que quanto maior o estresse maior a compulsão alimentar. O domínio formação profissional versus comportamento alimentar, apresentou correlação negativa quando relacionados, demonstrando que quanto maior o estresse menor a compulsão alimentar. Neste sentindo, faz-se relevante o desenvolvimento de pesquisas futuras na tentativa de desenvolver ações e estratégias que visem trabalhar a orientação destes discentes ao lidar com os estímulos estressores na tentativa de controlá-los, e, consequentemente, minimizar os impactos do estresse nas atividades de vida diária deste estudante universitário.

Externo ao Programa - 2140865 - GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO
Presidente - 2566257 - MILVA MARIA FIGUEIREDO DE MARTINO
Interno - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS
Externo à Instituição - TERESA CELIA DE MATTOS MORAES DOS SANTOS - Unitau