Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA DANTAS DE SA TINOCO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA DANTAS DE SA TINOCO
DATA : 20/06/2017
HORA: 08:30
LOCAL: Departamento de enfermagem
TÍTULO:

Simulação clínica virtual sobre raciocínio diagnóstico em enfermagem na saúde do adulto


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Ensino de enfermagem; Diagnóstico de enfermagem; Aprendizagem baseada em problemas; Treinamento por Simulação.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Tratar-se-á de um estudo metodológico, com o objetivo de avaliar a eficácia da simulação clínica virtual baseada na aprendizagem baseada em problemas como estratégia educativa para o raciocínio diagnóstico em enfermagem na saúde do adulto. O estudo será desenvolvido em quatro etapas, a saber: construção de cenários para simulação clínica virtual sobre raciocínio diagnóstico; análise de conteúdo dos cenários por especialistas; desenvolvimento do objeto virtual de aprendizagem para a simulação clínica; aplicação da simulação clínica virtual com alunos do curso de graduação em Enfermagem. Na primeira etapa, a criação dos cenários simulados será baseada na literatura pertinente à disciplina de semiologia e semiotécnica da enfermagem e saúde do adulto. Em seguida, os cenários serão analisados quanto ao conteúdo e aparência por 22 especialistas em raciocínio diagnóstico e/ou simulação clínica, selecionados através da plataforma lattes. A etapa de desenvolvimento do objeto virtual de aprendizagem permitirá alocar os cenários desenvolvidos e validados anteriormente na simulação clínica virtual. Será realizada nas seguintes fases: definição dos cenários simulados; planejamento; criação dos protótipos; validação dos protótipos; refinamento após validação; e, engenharia final. Após a engenharia final, o objeto virtual será submetido a testagem de sua usabilidade junto a uma equipe de testadores composta por nove estudantes de enfermagem e enfermeiros em diferentes níveis de formação. Na quarta e última etapa do estudo, a estratégia da simulação clínica virtual será testada quanto a eficácia, através de um estudo experimental com discentes do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade no Nordeste do Brasil. Os alunos serão randomizados nos grupos intervenção e controle e realizarão o pré e pós-testes. O grupo intervenção será submetido à simulação clínica virtual sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem na saúde do adulto, fundamentada na aprendizagem baseada em problemas. Ademais, esse grupo avaliará a qualidade do objeto virtual de aprendizagem. Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, proporcionando comparação entre médias dos grupos intervenção e controle. O presente projeto será encaminhado ao comitê de ética em pesquisa da instituição responsável. Serão respeitadas, em todas as etapas da pesquisa, as premissas éticas propostas pela resolução 466/12 sobre pesquisas com seres humanos. Assim, espera-se contribuir para o desenvolvimento do raciocínio diagnóstico dos futuros enfermeiros, a partir de uma tecnologia educacional que favoreça aprendizagem ativa e significativa ao discente. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interno - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ DIAZ AGEA - UCAM
Externo à Instituição - VANESSA EMILLE CARVALHO DE SOUSA - UNILAB
Notícia cadastrada em: 24/05/2017 08:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao