Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIANNY ALVES COSTA MEDEIROS

DATA : 11/05/2017
LOCAL: Departamento de Enfermagem

RESSECAMENTO OCULAR DE PACIENTES ADULTOS EM PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO

Enfermagem; Síndromes do olho seco; Ceratoconjuntivite Seca; Centros Cirúrgicos.

Objetiva-se avaliar o Ressecamento ocular em pacientes adultos em período pós-operatório imediato Trata-se de um estudo quantitativo, observacional do tipo transversal. Será realizado nos meses de maio até agosto, no Centro Cirúrgico e na Unidade de Recuperação pós-anestésica, do Hospital Universitário Honofre Lopes (HUOL). A população será composta por pacientes que encontrarem-se na sala de acolhimento pré-operatório para cirurgia eletiva, ter idade igual ou superior a 18 anos, Glasgow 15 e não apresentar sinais e sintomas de Ressecamento ocular (valor do teste de Schirmer maior que 10 mm e pontuação do Ocular Surface Disease Index (OSDI) entre 0 a 12). Será excluído o paciente que apresentar situação de emergência com risco de morte durante a coleta de dados. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, CAEE: 64881717.5.0000.5537 os participantes serão convidados a participar do estudo pela pesquisadora e assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Será realizado um treinamento com a equipe para a coleta de dados. Enfermeiros diagnosticadores serão selecionados para observar o desfecho do Ressecamento ocular ou do DE Risco de olho seco nas planilhas desenvolvidas com os dados da coleta. Os dados serão organizados e analisados no Statistical Package for the Social Sciences versão 22.0. Serão obedecidas as determinações da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.

Presidente - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Interno - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR