Banca de DEFESA: PATRICIA NAIARA DE OLIVEIRA MOREIRA

DISCENTE : PATRICIA NAIARA DE OLIVEIRA MOREIRA
DATA : 21/02/2017
LOCAL: Departamento de Enfermagem

CONDUTA DOS ENFERMEIROS NA PREVENÇÃO DE QUEDA EM IDOSOS EM INSTITUIÇÕES HOSPITALARES

Cuidado de enfermagem, quedas acidentais, idoso.

O objetivo deste estudo foi analisar a conduta dos enfermeiros na prevenção de queda em idosos internados em instituições públicas hospitalares, do Distrito Sanitário Leste, no município de Natal-RN. Trata-se de um estudo do tipo descritivo e exploratório, realizado em Hospitais Públicos do Distrito Sanitário Leste, do município de Natal, através de uma amostra observacional descritiva com 130 enfermeiros assistenciais dos setores de clínica média e cirúrgica, nos meses de dezembro de 2016 a janeiro de 2017. A coleta de dados teve início após obtenção das cartas de anuência das instituições e aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob o nº 1.850.668, seguida da testagem do instrumento. O tratamento dos dados ocorreu em planilha do EXCEL, versão 2010, para realização das tabelas descritivas e aplicação de testes estatísticos utilizou-se o software Statistica SPSS 20.0, versão livre temporária. Sobre os resultados, estes indicaram que a maioria dos participantes é do sexo feminino (87,6%), a maioria adulta jovem entre 31- 40 anos (49,2%), casadas (51,5%), admitidos há 4anos (46,9%), lotados no setor de clínica médica (76,1%), trabalhando no turno da manhã (49,2%), com apenas um vínculo (57,6) e exercendo cargo assistencial (96,9%). Com relação à ocorrência do evento queda de idosos internados, os resultados evidenciaram que (26,9%) dos enfermeiros sabem da ocorrência de queda em idosos na instituição, embora a maioria (73,0%), afirme não ter conhecimento do evento na instituição. Entre os principais fatores da instituição, capazes de aumentar a ocorrência de quedas destacaram-se: a ausência de acompanhante (70,77%), leitos sem grades (51,54%), banheiro sem barras de apoio e piso antiderrapante (41,54%), ausência de alarmes (39,23%), piso escorregadio (35,38%) e luminosidade diminuída (33,85%). Conforme análise comparativa, através de teste X 2 , algumas variáveis como: tipo de instituição (universitária, local de estudo), tempo de graduação, admissão na instituição, só um vínculo empregatício, além de maior qualificação profissional, apresentaram significância estatística, em relação ao uso ou adesão do protocolo de segurança para o evento quedas na instituição universitária. Observou-se que as afirmativas dos enfermeiros no uso do diagnóstico de enfermagem para nortear as intervenções de quedas, se comparada entre a faixa etária e a instituição, obteve diferença significativa (0,0014) e, ao tipo de instituição (0,000), pelo Teste de Fisher. Concluiu-se ao final, a importância da utilização dos instrumentos de notificação de eventos adversos pelas instituições e controle das ocorrências e para a elaboração de medidas preventivas realmente eficazes. Observa-se a necessidade do estimulo a cultura de segurança que permitirá discutir junto à equipe de enfermagem, estratégias de prevenção que assegurem a segurança do paciente nas instituições de saúde.

Interno - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FILHO - UERN