Banca de DEFESA: CAMYLLA CAVALCANTE SOARES DE FREITAS

DISCENTE : CAMYLLA CAVALCANTE SOARES DE FREITAS
DATA : 21/02/2017
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Conhecimento e habilidades de acadêmicos de enfermagem sobre a mensuração da pressão arterial.

Alunos de Enfermagem; Determinação da pressão arterial; Ensino.

A mensuração da pressão arterial é um procedimento rotineiro na prática dos enfermeiros e sua aprendizagem é uma preocupação para instituições de ensino, tendo em vista que as falhas podem ocorrer por déficit no conhecimento. Além disso, a falta de conhecimento culmina no comprometimento dos valores obtidos, interferindo na avaliação clínica do paciente. O estudo objetiva analisar o conhecimento e as habilidades de acadêmicos da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, matriculados do 5º ao 9º período do curso, quanto à mensuração da pressão arterial. Estudo analítico, transversal e quantitativo, realizado no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal/Rio Grande do Norte. A população corresponde a 204 acadêmicos, e a amostra foi dimensionada em 76 participantes com base em uma lista em ordem alfabética de todos os acadêmicos de cada período, onde foram elencados os de números ímpares para desenvolver a pesquisa. O estudo foi apreciado pela CEP/HUOL (CAAE nº 0002.0.294.000-10) com parecer favorável. A identificação do conhecimento ocorreu pela aplicação de questionário estruturado e validado, com questões objetivas divididas em: características sociodemográficas e a experiência profissional/laboral, e conhecimento acerca do procedimento. A verificação da habilidade ocorreu em laboratório simulado, com o julgamento em adequado ou inadequado dos itens que compõem a lista de verificação validada a respeito do procedimento. Houve um predomínio de mulheres (92,1%), jovens (85,5%), com renda de até 5 salários mínimos (68,4%), solteiras, viúvas ou divorciadas (84,2%), sem experiência em saúde anterior (82,9%) e na formação na área de enfermagem (86,8%), com apenas 6,6% terem trabalhado na área da saúde, dos quais 5,3% ainda trabalham. Nenhum aluno do sétimo período obteve conhecimento adequado (0,0%), com um total de 82,8% de inadequações entre os períodos, e um nível de acertos de 61,8% das questões. A técnica apresentou-se adequada em todos os períodos com um total de 89,5% e um nível de adequação de 60,5% nas etapas, adquirindo um julgamento para o conhecimento em “regular” e para a técnica em “bom”. Não se encontrou associação significativa para quantidade de acertos no conhecimento e porcentagens de acertos entre os períodos do curso, sendo o p-valor significativo apenas para o domínio conceitos sobre o conhecimento e períodos do curso (p = 0,05). A variável porcentagem de acerto do conhecimento (média 56,6 e DP 14,3) foi mais comprometida do que a porcentagem de adequação da técnica (média 78,6 e DP 8,1), havendo diferença significativa entre as variáveis (p = 0,00), assim como em todos os cinco períodos. Verificou-se que houve correlação entre quantidade de acerto do conhecimento e quantidade de adequação da técnica (r = 0,222; p = 0,05).

Presidente - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Interno - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Externo ao Programa - 3578073 - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Externo ao Programa - 355.508.338-40 - SIMONE CAMARGO DE OLIVEIRA ROSSIGNOLO - UFRN