Banca de QUALIFICAÇÃO: DALVA CEZAR DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DALVA CEZAR DA SILVA
DATA : 15/12/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Suporte familiar e qualidade de vida em idosos com úlcera venosa no contexto da Atenção Primária à Saúde.

Saúde do Idoso. Úlcera varicosa. Qualidade de vida. Atenção Primária a Saúde. Enfermagem.

A úlcera venosa é a principal lesão crônica de membros inferiores e possui elevada taxa de recidiva e cronicidade, assim, demanda complexos cuidados em saúde. Em diferentes realidades, do Brasil e do mundo, identifica-se que idosos são mais acometidos por esta e apresentam agravos à saúde, o que pode causar alterações negativas na qualidade de vida. Devido à complexidade e implicações desta condição, aponta-se a Atenção Primária à Saúde como espaço para trabalhar a autonomia e a corresponsabilização do idoso com úlcera venosa e sua família, em busca da melhoria da qualidade de vida. Neste sentido, teve-se como objetivo analisar a correlação do suporte familiar na qualidade de vida de idosos com úlcera venosa atendidos na Atenção Primária à Saúde. Pesquisa quantitativa, analítica, com delineamento transversal de tratamento e análise de dados, realizada na Atenção Primária à Saúde em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.  A coleta de dados ocorreu entre agosto e novembro de 2016, por meio da utilização dos instrumentos: de caracterização dos aspectos sociodemográficos, de saúde e assistenciais; Charing Cross Venous Ulcer Questionnaire; e do Inventário da Percepção de Suporte Familiar. Respeitaram-se todos os trâmites e preceitos preconizados pela Resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, referentes aos aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos e, antes de iniciar a coleta de dados o projeto foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, para fins de apreciação e aprovação, obteve o parecer favorável sob número 1.670.636 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 58255016.0.0000.5346. Os dados coletados serão digitados, exportados e analisados de forma descritiva com frequências absolutas e relativas, média e desvio padrão e, análise inferencial com aplicação dos testes Qui-Quadrado (χ2) e testes de médias e correlações paramétricos ou não paramétricos a depender da normalidade da distribuições das variáveis quantitativas, considerando nível de significância estatística de ρ-valor < 0,05. A revisão de literatura do estudo encontra-se estruturada em quatro artigos. O referencial teórico da Promoção da Saúde embasa a discussão dos resultados, os quais são apresentados em dois manuscritos. Buscou-se refutar a hipótese que o suporte familiar não se correlaciona positivamente na qualidade de vida e independe dos aspectos sociodemográficos, de saúde e assistenciais em idosos com úlcera venosa atendidos na Atenção Primária à Saúde. Pretendeu-se, com esta pesquisa, contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a assistência em saúde e em enfermagem no cuidado ao idoso com úlcera venosa.

Externo ao Programa - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
Externo ao Programa - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS
Presidente - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Externo à Instituição - MARIA DENISE SCHIMITH - UFSM