Banca de DEFESA: LARISSA MENDONÇA TORRES

DISCENTE : LARISSA MENDONÇA TORRES
DATA : 22/12/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Vivências do homem companheiro diante da mulher submetida à mastectomia

Neoplasias da Mama. Mastectomia. Cônjuges. Enfermagem Oncológica.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente na população feminina do mundo, e é responsável por consequências físicas e emocionais à vida das mulheres acometidas e de seus companheiros. Objetivou-se com a pesquisa compreender a vivência dos companheiros de mulheres submetidas à mastectomia. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida junto a 12 homens companheiros de mulheres submetidas à mastectomia, no Hospital da Solidariedade e no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró, na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Conforme os critérios de inclusão, os participantes deveriam estar com idade igual ou superior a 18 anos; e conviver com sua companheira vítima de câncer de mama, submetida à mastectomia. A coleta de dados ocorreu nos meses de julho a outubro de 2016, por meio de entrevista semiestruturada. Antecedeu essa etapa a anuência dos hospitais referidos, a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Certificado de Apresentação e Apreciação Ética nº 55191216.1.0000.5537 e parecer nº 1.618.233 como também assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos entrevistados. Os dados foram analisados por meio do método de Análise de Conteúdo, na modalidade de análise temática, proposta por Bardin. Desse processo emergiram três categorias: Conhecimento do câncer de mama e do procedimento de mastectomia da companheira, Sentimentos diante da companheira submetida à mastectomia e Apoio à mulher nos momentos difíceis, e sete subcategorias, as quais foram analisadas e discutidas com base na literatura sobre a vivência do homem companheiro diante da mulher submetida à mastectomia. Constatou-se que os entrevistados ao vivenciarem a mastectomia de suas mulheres inseriram-se em um contexto de compreensão da doença e liberação de sentimentos, sendo imprescindível o fornecimento de apoio à mulher. Assim, com base no estudo, considerou-se a necessidade da inserção dos companheiros de mulheres mastectomizadas no cuidado, pois este é personagem fundamental para auxiliar no tratamento da mulher. Diante disso faz-se relevante que a equipe de Enfermagem considere as situações diversas enfrentadas pelo homem durante a mastectomia de sua companheira, tendo como prioridade a inserção dele no processo de cuidar, minimizando suas consequências psicológicas e utilizando-o como instrumento para o cuidado da mulher.

Externo ao Programa - 3533060 - FLAVIO CESAR BEZERRA DA SILVA
Presidente - 2344942 - JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO
Externo à Instituição - KALYANE KELLY DUARTE DE OLIVEIRA - UnP
Notícia cadastrada em: 24/11/2016 11:33