Banca de DEFESA: MARCELA PAULINO MOREIRA DA SILVA

DISCENTE : MARCELA PAULINO MOREIRA DA SILVA
DATA : 19/12/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Enfermeiros hospitalares: um estudo sobre as características de trabalho, estresse e fatores de risco cardiovascular

Fatores de Risco; Doenças Cardiovasculares; Enfermagem ocupacional; Estresse.

As Doenças Cardiovasculares se destacam como as principais causas de morte em todo o mundo, representando o problema de saúde pública mais relevante na atualidade. Nas últimas décadas, várias pesquisas têm sido feitas no sentido de se identificar os fatores que aumentam o risco de ocorrência das doenças cardiovasculares, inclusive nos profissionais de saúde como os enfermeiros. O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre características de trabalho, nível de estresse e fatores de risco cardiovascular em enfermeiros hospitalares. Estudo transversal com abordagem quantitativa desenvolvido no Hospital Universitário Onofre Lopes. A população do estudo foi de 256 enfermeiros que atuavam na instituição. A amostra para população finita foi dimensionada em 148 participantes. A seleção dos participantes aconteceu por meio da amostragem aleatória simples. Para aplicação do estudo foi utilizado um questionário semi-estruturado para avaliação de variáveis sóciodemográficas, antecedentes familiares, fatores de risco cardiovascular, características de trabalho e risco cardiovascular, além da Escala de Bianchi de Estresse para avaliação do estresse no trabalho. A análise dos dados se deu a partir do estatístico no programa Statistical Package for Social Sciences 20.0 onde foram realizadas análises descritivas e bivariadas para associar as variáveis categóricas e contínuas. Os enfermeiros eram predominantemente do sexo feminino (85,1%); brancos (52%); com média de idade de 35,2% anos; tempo de formação entre 5 a 10 anos (42,6%). A maioria trabalhavam nas enfermarias (48,6%); no turno vespertino (36,5%); com carga horária de trabalho semanal de 36 horas (45,9%); possuia outro vinculo de trabalho (55,4%); com tempo de trabalho na instituição entre 1 a 3 anos (40,5%) e carga horária diária de trabalho média de 8 horas. O nível de estresse da maioria dos participantes do estudo foi moderado 50,7%. Quanto aos fatores de risco cardiovascular: 51,4% dos enfermeiros tinham sobrepeso; 89,2% relataram não tem hipertensão; 85,8% não tem diabetes; 77,7% não tem dislipidemia; 51,4% são sedentários.O risco cardiovascular pelo índice tornozelo-braquial foi estimado com média de 1,2. Os participantes com Escore de Bianchi de Estresse classificado como moderado apresentaram risco cardiovascular 3,27 vezes maior do que quem tem Escore de Bianchi de Estresse baixo.  Os enfermeiros que trabalhavam mais de 40 horas semanais obtiveram risco cardiovascular maiores que os demais. Além disso, rejeita-se a hipótese de que o risco cardiovascular dos enfermeiros são iguais em relação a o fator de risco de ter ser diabético. Conclui-se que existe associação entre estresse, avaliado pelo Escore de Bianchi de Estresse, e aumento do risco cardiovascular, como também das características de trabalho com o risco cardiovascular elevado. Sugerem-se estratégias de intervenção para o grupo estudado com intuito de reduzir o risco cardiovascular.

Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Presidente - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Externo à Instituição - MARCOS VENÍCIOS DE OLIVEIRA LOPES - UFC
Notícia cadastrada em: 13/10/2016 08:56