Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES
DATA : 17/10/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Construção e validação do diagnóstico de enfermagem Risco de volume de líquidos excessivo em pacientes submetidos à hemodiálise.


PALAVRAS-CHAVES:

Estudos de validação; Diagnóstico de enfermagem; Teoria de Enfermagem; Sobrecarga hídrica; Fatores de risco; Diálise renal.


PÁGINAS: 69
RESUMO:

O volume de líquidos excessivo é prevalente em pacientes submetidos à hemodiálise. Esse problema repercute negativamente na saúde dos indivíduos, no aumento das internações e, consequentemente, no acréscimo dos gastos públicos. Assim, a identificação dos fatores de risco para esse problema é primordial para a prevenção, entretanto, inexiste o diagnóstico Risco de volume de líquidos excessivo na NANDA Internacional. Destarte, torna-se importante a construção desse diagnóstico, com vistas a proporcionar cuidados direcionados à prevenção dessa problemática. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é construir e validar o diagnóstico de enfermagem Risco de volume de líquidos excessivo em pacientes submetidos à hemodiálise. Tratar-se-á de um estudo metodológico, que será desenvolvido em três etapas, a saber: construção de um diagnóstico de enfermagem, análise de conteúdo e validação clínica. Na primeira etapa, será adotado o modelo proposto por Roy e a revisão integrativa da literatura para elencar os atributos, antecedentes clínicos, definições conceituais e operacionais e o inter-relacionamento entre os conceitos identificados. Na segunda etapa, nove especialistas julgarão, por meio de grupo focal, a adequação dos conceitos criados anteriormente. Na terceira etapa, realizar-se-á um estudo de caso-controle, no qual o diagnóstico de enfermagem Risco de Volume de líquidos excessivo será validado em 392 pacientes submetidos à hemodiálise em clínicas de nefrologia localizadas em Natal-RN. Para a análise dos dados, utilizar-se-á a estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o parecer nº 1.257.908 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 49324015.0.0000.5537. Assim, acredita-se que o estudo em apreço contribuirá para uma atenção de enfermagem direcionada à prevenção do excesso de volume de líquidos em pacientes submetidos à hemodiálise, além de aperfeiçoar a taxonomia da NANDA Internacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interno - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Externo à Instituição - CECILIA MARIA FARIAS DE QUEIROZ FRAZÃO - UFPE
Interno - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Externo à Instituição - NIRLA GOMES GUEDES - UFC
Notícia cadastrada em: 19/09/2016 08:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao