Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUBER WEDER DOS SANTOS SILVA

DISCENTE : GLAUBER WEDER DOS SANTOS SILVA
DATA : 30/08/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Ideação suicida entre travestis e transexuais: estudo analítico e das representações sociais.

Saúde Mental; Suicídio; Fatores de Risco; Pessoas Transgênero.

O objetivo deste estudo é analisar a associação entre ideação suicida e fatores de risco para suicídio e suas representações sociais na vida de travestis e transexuais. Trata-se de um estudo quantitativo, do tipo analítico; e qualitativo, do tipo exploratório, desenvolvido junto a Organizações Não Governamentais de Direitos de Pessoas Travestis e Transexuais, no Rio Grande do Norte. A coleta de dados ocorreu no período de novembro de 2015 a junho de 2016, utilizando-se quatro instrumentos específicos: (1) Escala de Ideação Suicida de Beck; (2) Inventário de Depressão de Beck; (3) Questionário de informações sociodemográficas, contendo questões referentes a fatores de risco para suicídio; e (4) Roteiro de entrevista semiestruturada, gravada em dispositivo MP4. Entrevistou-se 58 pessoas travestis e transexuais. Os dados quantitativos foram tabulados no software Microsoft Office Excel® 2013 e receberam tratamento estatístico descritivo. Segundo caracterização sociodemográfica, 60,3% eram pessoas transexuais, e 39,7% eram travestis; de cor preta ou parda (70,7%), majoritariamente com faixa etária de 18 a 29 anos (69%); estado civil: solteiras (81%); de escolaridade: ensino médio ou menos (75,9%); e expulsas de casa (44,8%). Nenhuma das pessoas entrevistadas havia realizado cirurgia de redesignação sexual, porém 39,7% estavam em hormonoterapia sem supervisão médica. Quanto às variáveis de ideação suicida, 60,3% possuíam ideias de suicídio, e 34,5% apresentaram tentativa de suicídio ativa, sendo que 37,9% já haviam tentado suicídio anteriormente. Em relação aos fatores de risco, detectaram-se, significativamente, a presença de estados depressivos, desde os níveis leve a grave (58,6%); renda por atividade de prostituição (37,9%); 87,9% faziam uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, principalmente com uso associativo (67,2%); 24,1% com sorologia positiva para HIV; e experiências em processos de agressões: verbais (96,4%), sexuais (66,1%), psicológicas (55,4%) e físicas (41,1%). Posteriormente, estes dados receberão análise inferencial, com auxílio do software SPSS 20.0, adotando-se nível de significância p<0,05. Para as variáveis qualitativas, será aplicado o teste não paramétrico qui-quadrado; e para as quantitativas, será usado o teste U de Mann-Whitney. Quanto a verificação da existência de correlação, será utilizado o coeficiente de Pearson. Os dados qualitativos serão preparados a partir da constituição de um corpus textual que receberá três tipos de tratamento: análise léxica com auxílio do software Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE); categorização através da Análise de Conteúdo Temática; e interpretação pela luz da Teoria das Representações Sociais. Quanto às questões éticas, o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob Parecer nº 1.314.559 de 09/11/2015 e CAAE 50203115.4.0000.5537. Como intuito final e maior, busca-se identificar a complexidade dos fatores envolvidos na ideação suicida, e as representações sociais sobre o suicídio para travestis e transexuais, principalmente no que concerne à promoção da saúde mental. Parte-se do pressuposto da existência – neste público – de fatores de risco e signos para o suicídio como influenciadores da decisão de cometê-lo.

Externo à Instituição - DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO - UERN
Externo à Instituição - EDNALDO CAVALCANTE DE ARAÚJO - UFPE