Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIANNY ALVES COSTA MEDEIROS

DATA : 01/09/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

INFLUÊNCIA DOS ANESTÉSICOS GERAIS NA OCORRÊNCIA DO OLHO SECO

Enfermagem, Olho Seco, Centro Cirúrgico, Anestésicos gerais.

INTRODUÇÃO: A lágrima é um componente essencial para a nutrição, oxigenação, lubrificação, remoção de partículas adventícias do globo ocular e atua como bactericida. O olho seco ou ceratoconjuntivite seca consiste é uma doença multifatorial responsável pela instabilidade do filme lacrimal, o que provoca uma deficiência na produção ou evaporação excessiva da lágrima. Essas alterações podem provocar danos irreversíveis ao globo ocular e se não tratados a tempo pode ocasionar a perda da visão. Entre os fatores de risco para o ressecamento ocular estão a lagoftalmia, sexo feminino, terapia com estrogênio na menoupausa, envelhecimento, uso de computador por longos períodos, exposição ao ambiente com umidade e temperatura baixa, uso de lentes de contatos, tabagismo, deficiência de vitamina A e medicações sistêmicas e oculares. Em relação ao ambiente hospitalar o Centro Cirúrgico (CC) possui temperatura e umidade baixa, além disso, os pacientes são submetidos à anestesia geral e perdem os reflexos de proteção como o fechamento palpebral. Dessa maneira, o globo ocular pode ficar exposto por longo período e o paciente desenvolver o ressecamento ocular. O CC é um setor crítico e possui profissionais de diversas áreas e especialidades, os quais se preocupam com os procedimentos imediatos com o paciente, enquanto que os cuidados simples e de fácil ascensão passam despercebidos, como por exemplo, o cuidado ocular. OBJETIVO GERAL: Avaliar a ocorrência do olho seco em pacientes submetidos à cirurgia com uso de anestésico geral. OBJETIVO ESPECÍFICO: Caracterizar os aspectos sociodemográficos e clínicos dos pacientes submetidos a procedimento cirúrgico sob anestesia geral; verificar a prevalência da ocorrência do olho seco em pacientes que utilizaram anestésico no transoperatório; estabelecer a relação entre o uso de anestésicos gerais na ocorrência do olho seco em pacientes em transoperatório. MÉTODOS: Trata-se de um estudo quantitativo, prospectivo, quase-experimental, do tipo antes e depois sobre a influência do anestésico geral na ocorrência do olho seco em pacientes em transoperatório. Será realizado no centro cirúrgico e na unidade de recuperação pós-anestésica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), localizado no município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte (RN). A população será composta pelos pacientes submetidos ao procedimento cirúrgico com uso específico dos anestésicos gerais. Os participantes serão selecionados por conveniência e de forma intencional. Inicialmente será solicitado a autorização e consentimento da diretoria do HUOL para realização da pesquisa. Posteriormente será encaminhada a proposta para avaliação ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na aquisição de parecer favorável, os participantes serão informados dos objetivos do estudo e será solicitada assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido caso concordem em participar voluntariamente da pesquisa, com garantia de anonimato. Será utilizado um instrumento de coleta de dados e a Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC) para realização do pré e pós-teste, no pré-operatório imediato e pós-operatório imediato respectivamente, o qual compreenderá o levantamento de variáveis relacionadas aos dados sócios demográficos e clínicos, bem como um exame físico ocular direcionado. Será realizado um treinamento de oito horas com a finalidade de capacitar a equipe para a coleta de dados. Os dados serão analisados e organizados no Statistical Package for the Social Sciences versão 22.0.

Presidente - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Externo à Instituição - ANA RAILKA DE SOUZA OLIVEIRA KUMAKURA - UNICAMP
Interno - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
Interno - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS