Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
DATA : 09/09/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE TÓPICOS DE

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM ENFERMAGEM

Atenção Primária à Saúde, Enfermagem, Formação em Saúde, Simulação Clínica.

A evolução das ciências e as transformações que vem ocorrendo em todos os segmentos de vida das sociedades trazem com estas a necessidade de pensar e repensar atitudes, valores e práticas. Nesse sentido, o contexto escolar, enquanto estrutura e organização social, passa a sofrer interferências desse processo, intensificam-se mudanças de cunho organizativo e estrutural, e a busca por estratégias de ensino e aprendizagem que contemple as necessidades desse contexto. Na Enfermagem, isso não é diferente, identifica-se uma crescente na adoção de mecanismos que desemboque em uma aprendizagem significativa. Nessa perspectiva, o estudo tem por objetivo geral analisar a eficácia de estratégias de ensino e aprendizagem na aquisição de competências e habilidades de discentes da graduação em enfermagem no ensino de tópicos de Atenção Primária a Saúde. Este estudo justifica-se pela importância da inserção e análise de modalidades metodológicas que são utilizadas nos espaços formativos em saúde e enfermagem. Possibilita ainda conduções que vislumbrem melhorias no processo de formação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem quati-qualitativa, utilizando o delineamento experimental pré-teste e pós-teste. A pesquisa será desenvolvida no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com alunos do Curso de Graduação em Enfermagem. Amostra será composta por 80 sujeitos, alocados em dois grupos: o experimental e o controle. A alocação destes será mediante análise estatística e distribuição equânime das seguintes variáveis: sexo, idade, Índice de Rendimento Acadêmico, experiência profissional na área de Atenção Primária a Saúde e diagnóstico do sistema representacional preferencial, garantindo homogeneidade aos grupos. Para o grupo controle, será realizada a seguinte sequência: aplicação do instrumento de mensuração de conhecimento prévio acerca das temáticas a serem trabalhadas no curso de tópicos de Atenção Primária a Saúde, condução da aula expositiva, treino de habilidades, mensuração dos conhecimentos apreendido após o curso, avaliação das atividades propostas no curso, e mensuração dos conhecimentos adquiridos 30 e 60 dias após o curso. Já no grupo experimental, será realizada a seguinte sequência: aplicação do instrumento de mensuração de conhecimento prévio acerca das temáticas a serem trabalhadas no curso de tópicos de Atenção Primária a Saúde, condução da aula expositiva, treino de habilidades, vivência nas simulações, mensuração dos conhecimentos apreendidos  após o curso, avaliação das atividades propostas no curso, e mensuração dos conhecimentos adquiridos 30 e 60 dias após o curso. Os dados coletados serão organizados em banco de dados eletrônicos por meio de digitação em planilhas subdividas em grupos temáticos. Após este processo, os dados serão analisados quantitativamente e qualitativamente, apresentados em forma de quadros, tabelas e gráficos, bem como recortes de fragmentos de discursos. Os dados quantitativos serão processados no programa estatístico SPSS Statistics® versão 22.0. Já os qualitativos serão analisados através do método do Discurso do Sujeito Coletivo.

Interno - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Interno - 2724246 - CECILIA NOGUEIRA VALENCA
Externo ao Programa - 2696718 - JONAS SAMI ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS AMADO MARTINS - ESEnfC