Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO ARAÚJO DA SILVA DANTAS

DISCENTE : BRUNO ARAÚJO DA SILVA DANTAS
DATA : 26/08/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

QUALIDADE DE VIDA E ASPECTOS SOCIODEMOGRÁFICOS, DE SAÚDE E ASSISTENCIAIS EM IDOSOS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Enfermagem; Saúde do Idoso; Atenção Primária a Saúde; Qualidade de vida.

Introdução: O envelhecimento conceitua-se como um processo irreversível e dinâmico, no qual há interação entre fatores biológicos, psíquicos e sociais. O elevado aumento na população idosa mundial tem estimulado o desenvolvimento de pesquisas nessa área. Objetivo: Dessa forma, objetiva-se analisar a influência dos aspectos sociodemográficos, de saúde e assistenciais na qualidade de vida de idosos vinculados à Estratégia Saúde da Família (ESF). Método: Estudo analítico, transversal, com abordagem quantitativa, realizado nas comunidades de Igapó, na zona Norte do município de Natal, Rio Grande do Norte (RN) e do DNER, no município de Santa Cruz- RN, Brasil. O recorte temporal do estudo compreendeu dezembro de 2015 a março de 2016. Participaram do estudo idosos vinculados à ESF do bairro de Igapó, no município de Natal, do bairro do DNER e usuários de uma clínica de intervenções da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), ambos em Santa Cruz. Dentre os idosos, 60 eram vinculados à unidade de saúde de Igapó, enquanto que outros 60 idosos de Santa Cruz, da ESF deste município. Para a inclusão no estudo, os participantes deveriam possuir idade igual ou superior a 60 anos; apresentar capacidade cognitiva, mensurada através do instrumento de triagem Mini Exame Mental (MEEM); ser cadastrado na unidade de saúde de seu município como cliente, no período da coleta. Anteriormente à realização das coletas de dados, os entrevistadores serão submetidos a um processo de treinamento com abordagem aos instrumentos selecionados. Os instrumentos selecionados para as coletas de dados foram: o questionário dos dados demográficos e características da dor; o instrumento Mini Exame do Estado Mental (MEEM); a versão brasileira do questionário de qualidade de vida Short form-36 (SF-36); a Escala de Barthel; a Escala de Lawton; A Escala de Depressão Geriátrica; o instrumento de avaliação global de fragilidade PRISMA 7. Para a tabulação e análise dos dados, foram utilizados os programas Microsoft Excel 2013 e o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 20.0. Para as variáveis nominais e ordinais, será aplicado o teste não paramétrico de Pearson Qui-quadrado. Para testar as variáveis escalares, será usado o teste U de Mann-Whitney. Os dados encontrados serão apresentados em tabelas e quadros. Esta pesquisa obteve prévia aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CEP/HUOL) sob Certificado de Apresentação para Apreciação Ética de número 21996313.7.0000.5537.

Externo ao Programa - 347027 - EULALIA MARIA CHAVES MAIA
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA