Banca de QUALIFICAÇÃO: MARJORIE DANTAS MEDEIROS MELO

DISCENTE : MARJORIE DANTAS MEDEIROS MELO
DATA : 22/08/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

ACURÁCIA DAS CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS DO DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM BAIXA AUTOESTIMA SITUACIONAL PARA ESTOMIZADOS

Estomia; Enfermagem; Autoestima; Diagnóstico de Enfermagem.

Pacientes estomizados têm sua perspectiva de vida alterada, principalmente pela imagem corporal negativa, devido à presença do estoma associado à bolsa coletora, aos padrões de eliminação alterados, as modificações nos hábitos alimentares e de higiene, resultando muitas vezes, em autoestima diminuída, sexualidade comprometida e até em isolamento social. Tendo em vista, as dificuldades e complicações apontadas, ainda que de forma sucinta, percebe-se que as pessoas com estomias necessitam prioritariamente serem estimuladas para o desenvolvimento da autoestima, e os profissionais de enfermagem por meio do processo de enfermagem e estabelecimento de diagnósticos acurados são essenciais para uma assistência integral. Estudo transversal, com abordagem exploratória e descritiva, com o objetivo de analisar a acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem “Baixa autoestima situacional” em pessoas estomizados cadastrados na AORN. A pesquisa obteve parecer favorável mediante o processo nº 421.342 CEP-HM. Realizou-se a coleta de dados entre os meses de janeiro a março de 2015, mediante a utilização de dois instrumentos: um deles composto por questões referentes a aspectos sociodemográficos e clínicos dos pacientes, características do estoma e do efluente e suas complicações e características sobre o autocuidado, e a Escala de autoestima Global de Rosenberg (RSES). O processo de amostragem foi determinado por conveniência resultando em um total de 90 estomizados. Os dados coletados foram organizados em banco de dados eletrônicos por meio de digitação em planilha do aplicativo Microsoft Excel. Em seguida, foram exportados e realizadas as análises descritivas e inferenciais. Na caracterização sociodemográfica houve predominância do sexo masculino 56 (62,2%), com faixa etária a partir de 50 anos 53 (58,9%), de cor parda 45 (50%), com companheiro 53(58,9%), aposentados 42 (46,7%), com escolaridade até o ensino fundamental 64 (71,1%), católicos 59 (65,6%) e com renda superior a um salário mínimo 60 (66,7%). Com relação aos aspectos clínicos e do estoma houve predomínio de estomizados sem comorbidades 49 (54,4%), colostomizados 72 (80%), com permanência definitiva 57 (63,3%) como principal causa da confecção do estoma a neoplasia 54 (60%), que fizeram tratamento quimioterápico 45 (50%), com 25 meses de estomia ou mais 48 (53,3%). As análises referentes ao autocuidado demonstraram que 69 (76,7%) dos estomizados tem capacidade total de realização do autocuidado. Com relação as variáveis sociodemográficas, observou-se significância estatística da autoestima com a escolaridade (p=0,007) e valor próximo ao significante da renda familiar com a autoestima (p=0,091). Posteriormente, Para a análise da acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem Baixa autoestima situacional, será construída uma planilha no Microsoft Office Excel, inserindo-se as variáveis dos instrumentos coletados e posteriormente analisadas no programa estatístico SPSS versão 2.0 com base nas medidas de sensibilidade, especificidade e probabilidades pós-teste (positiva e negativa) das características definidoras levantadas no estudo.

Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interno - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES