Banca de DEFESA: PÉTALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PÉTALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
DATA : 08/09/2016
HORA: 14:00
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
TÍTULO:

Construção e validação de Objeto Virtual de Aprendizagem para apoio ao ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem aos técnicos em enfermagem


PALAVRAS-CHAVES:

Materiais de Ensino. Tecnologia Educacional. Educação Técnica em Enfermagem. Técnicos de Enfermagem. Planejamento da Assistência ao Paciente. Processos de Enfermagem


PÁGINAS: 200
RESUMO:

Objetivou-se construir e validar um Objeto Virtual de Aprendizagem para apoio ao ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem aos técnicos em enfermagem. Trata-se de pesquisa metodológica realizada por meio de uma abordagem mista, a partir da estratégia exploratório sequencial do tipo QUAL → QUAN. As etapas de construção do Objeto Virtual de Aprendizagem foram conduzidas de fevereiro de 2015 a março de 2016 e as de validação de conteúdo ocorreram de março a maio de 2016. A equipe foi composta por membros do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem (LABTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil, por docentes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Portugal, e por profissionais da área de análise e desenvolvimento de sistemas. No âmbito do Design Instrucional, foi empregado o modelo Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation (ADDIE). Enquanto teoria pedagógica de aporte às concepções educacionais, o Objeto Virtual de Aprendizagem foi construído à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. O processo de construção e validação do Objeto Virtual de Aprendizagem foi delineado a partir de adaptações do método de Pasquali, conforme as etapas: 1) procedimentos teóricos, para identificar o quadro teórico e os conteúdos que compuseram o instrumento de ensino proposto; 2) procedimentos empíricos, quando o processo de validação de conteúdo do Objeto Virtual de Aprendizagem com experts da enfermagem foi delineada; e 3) procedimentos analíticos, quando a validação foi analisada, por meio da técnica Delphi e do Coeficiente de Validade de Conteúdo. Cada etapa seguiu procedimentos metodológicos adequados ao escopo a que pretendiam. Os preceitos éticos estabelecidos pela Resolução nº 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde, foram atendidos, de modo que a proposta do estudo foi apreciada e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, por meio do Parecer Consubstanciado nº 925.408, de 18/12/2014, CAAE nº 39640914.8.0000.5537. Obteve-se, assim, anuência dos participantes de cada etapa do estudo, preservando o caráter voluntário e o anonimato dos mesmos. Apresenta-se o Objeto Virtual de Aprendizagem válido em seu conteúdo. Espera-se disponibilizar o Objeto Virtual de Aprendizagem para apoio ao ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem aos técnicos de enfermagem para as diversas instituições de ensino de enfermagem, enquanto um subsídio para a efetivação desse importante campo de saber no âmbito das concepções da blended learning. O Objeto Virtual foi desenvolvido em sua essência para estudantes do curso técnico de enfermagem. Todavia, o aprendizado é sugerido e incentivado a discentes e profissionais de enfermagem, de qualquer nível acadêmico.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS AMADO MARTINS - ESEnfC
Interno - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
Externo à Instituição - MARIA ISABEL DOMINGUES FERNANDES - ESEnfC
Presidente - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 10/06/2016 12:05
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