Banca de QUALIFICAÇÃO: IELLEN DANTAS CAMPOS VERDES RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IELLEN DANTAS CAMPOS VERDES RODRIGUES
DATA : 23/06/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM DA CIPE


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Diagnóstico de enfermagem; Ensino; Simulação.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

A sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) surge como metodologia para a organização do trabalho do enfermeiro, facilita o cuidado ao cliente e confere cientificidade à profissão, visto que requer a utilização de teorias. A Teoria das Necessidades Humanas Básicas, de Wanda de Aguiar Horta, consolidou o surgimento do Processo de Enfermagem (PE) no Brasil, instrumento fundamental para a realização da SAE, a qual confere aspectos formais ao cuidado de enfermagem. Atualmente, o PE é regulamentado pela Resolução 358/09, que dispõe sobre a SAE e sua implementação. Está organizado em cinco etapas interdependentes e recorrentes, a saber: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem (DE), planejamento de enfermagem, implementação e avaliação. Os diagnósticos de enfermagem constituem a segunda etapa do processo, são constituídos por características e fatores que definem o quadro de saúde do paciente. Trata-se de um julgamento clínico face às necessidades do cliente, família e comunidade, o qual norteia o cuidado de enfermagem em direção à eficiência, eficácia e efetividade da assistência. A tarefa de diagnosticar exige do enfermeiro habilidades de pensamento crítico como conhecimento técnico-científico, análise, raciocínio lógico, experiência clínica, conhecimento do paciente, discernimento, dentre outras. Com intuito de facilitar e padronizar a linguagem utilizada na formulação dos DE surgem os Sistemas de Classificação para a Prática de Enfermagem, destacando-se a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) com reconhecimento internacional. No entanto, a utilização dos sistemas de classificação e a implementação do processo de enfermagem, em especial a construção dos diagnósticos de enfermagem, ainda se configuram como desafios a serem superados no século XXI. Observa-se uma carência dos profissionais quanto a habilidades de manuseio das taxonomias e raciocínio clínico, indispensáveis para a realização dos DE. Tal fato implica em uma reformulação quanto aos métodos de ensino dos DE, de modo que o aprendizado ocorra de modo efetivo para o discente. Nesse contexto destacam-se as metodologias ativas para o ensino dos DE, com ênfase na simulação realística que permite aproximar teoria e prática, acarretando maior satisfação, aprendizagem, motivação, realismo, confiança, aperfeiçoamento de técnicas, pensamento reflexivo e transferências de competências entre diferentes realidades. O estudo tem por objetivo: avaliar a eficácia da simulação realística no processo de ensino-aprendizagem dos diagnósticos de enfermagem da CIPE para os discentes de graduação em enfermagem. Trata-se de um estudo experimental, do tipo ensaio clínico controlado e randomizado (ECCR). A pesquisa será realizada no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus Natal. Participarão do estudo graduandos de enfermagem da UFRN, que estejam no 6º período do curso, após terem cursado as disciplinas de semiologia e semiotécnica em enfermagem, métodos e modelos assistenciais em enfermagem e atenção integral à saúde I. As variáveis de controle serão: idade, sexo, experiência clínica, ocupação, perfil do aluno e IRA. Os dados serão coletados no período de setembro de 2016. Os estudantes irão participar do curso “Julgamento Clínico e Raciocínio Diagnóstico: competências para o aprendizado dos Diagnósticos de Enfermagem da CIPE”, o qual será desenvolvido em 5 etapas: aula teórica expositiva-dialogada, cenário de simulação 1, 2 e 3, avaliação do curso. Em um primeiro momento todos os participantes deverão preencher um questionário para caracterização quanto aos aspectos sociodemográficos e acadêmicos. Em seguida todos os alunos participarão da aula expositiva-dialogada, após será realizado o pré-teste com todos os sujeitos, que consistirá em um caso clínico para o qual os mesmos deverão traçar os diagnósticos de enfermagem da CIPE. Posteriormente haverá a divisão dos participantes em dois grupos de forma aleatória respeitando as variáveis de controle. O grupo intervenção será subdividido em grupos menores que continuarão participando das etapas seguintes do curso, cenários de simulação 1, 2 e 3, enquanto o grupo controle será dispensado até o último dia do curso. No último encontro do curso os dois grupos serão reunidos, em seguida será aplicado um pós-teste no qual os alunos receberão o mesmo caso clínico e deverão formular diagnósticos de enfermagem embasados na CIPE, para posterior comparação com os diagnósticos validados pelos especialistas. A eficácia da estratégia de simulação será avaliada mediante os escores de acertos nos dois grupos após o pré e pós-testes. Posteriormente, será aplicado um instrumento com questões acerca do grau de aproveitamento da estratégia e benefícios  para a elaboração dos diagnósticos de enfermagem, o qual será respondido em uma escala tipo “Likert” de cinco pontos. Os dados sociodemográficos e acadêmicos dos discentes e especialistas, os títulos dos diagnósticos da CIPE®, validação dos cenários e a avaliação da estratégia de ensino serão organizados em planilha Microsoft Office Excel 2010®, expressos por médias e desvios-padrões (estatística descritiva simples). Os mesmos serão organizados em tabelas e analisados com base em frequências absolutas, em medidas de tendência central e dispersão, e em testes de associação, de diferença de média. Para as variáveis numéricas, será aplicado o teste de Kolmogorov-Smirnov, para verificação da normalidade dos dados numéricos, e o teste de Levene, para verificação da homogeneidade das variâncias. Para avaliar a independência das variáveis do estudo serão utilizados o teste do Qui-quadrado de Pearson e o teste exato de Fisher (quando as frequências esperadas forem menores ou iguais a 5). Para comparação entre médias, serão aplicados o teste t e o teste de Mann-Whitney. Para avaliação das diferenças de média intragrupos será utilizado o teste t pareado. Em todos os cálculos inferenciais será adotado o nível de significância de 5% (p<0,05). Como postura ética ao realizar pesquisas com seres humanos, o projeto do estudo, será encaminhado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para obtenção da autorização da referida instituição e após sua anuência será enviado ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No que concerne aos sujeitos que aceitarem participar do estudo, será empregado um termo de consentimento livre e esclarecido, respeitando a resolução 466/12, que garante aos sujeitos o anonimato e o direito de retirar-se da pesquisa quando assim for de seu interesse.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Interno - 2724246 - CECILIA NOGUEIRA VALENCA
Externo à Instituição - ELAINE CRISTINA MOURA CARVALHO - UFPI
Externo ao Programa - 1863377 - MARIA ALZETE DE LIMA
Presidente - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 10/06/2016 11:13
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