Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉA TAYSE DE LIMA GOMES

DISCENTE: ANDRÉA TAYSE DE LIMA GOMES
DATA: 23/05/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Construção e validação de protocolo gráfico para avaliação do cuidado de enfermagem e da segurança do paciente vítima de acidente motociclístico em situação de emergência

Enfermagem. Segurança do Paciente. Motocicletas. Avaliação em Saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Desde a década de 1960 houve um aumento considerável nos acidentes de trânsito, especialmente acidentes motociclísticos, os quais são responsáveis por provocar trágicas consequências devido à notória exposição corpórea do condutor. Dessa forma, na maioria dos casos, os acidentes motociclísticos consistem em situação de emergência, realidade esta que requer a aplicação efetiva e eficaz de habilidades e conhecimentos dos profissionais, assim como a disponibilidade de estrutura adequada do serviço de emergência, a fim de proporcionar maior segurança ao paciente durante a assistência. Esta segurança diz respeito a um conjunto de estratégias/intervenções capazes de prevenir/reduzir o risco de dano ao paciente decorrente do processo de cuidar em saúde. Destarte, questiona-se: qual a situação da segurança do paciente vítima de acidente motociclístico nos serviços de emergência?. A fim de respondê-la, objetivou-se propor protocolo, válido em seu conteúdo e aparência, para a avaliação do cuidado de enfermagem e da segurança do paciente vítima de acidente motociclístico em situação de emergência. Para alcançar o objetivo, faz-se necessário: sumarizar as evidências científicas sobre o cuidado de enfermagem e a segurança do paciente vítima de acidente motociclístico conforme a tríade proposta por Donabedian; identificar os aspectos imprescindíveis a se avaliar para a segurança do paciente vítima de acidente motociclístico em situação de emergência; construir protocolo para avaliação da estrutura, processo e resultado do cuidado de enfermagem e da segurança do paciente vítima de acidente motociclístico em situação de emergência; e, validar o conteúdo e a aparência do protocolo para avaliação da estrutura, processo e resultado do cuidado de enfermagem e da segurança do paciente vítima de acidente motociclístico em situação de emergência. Trata-se de estudo metodológico, com métodos mistos, o qual é composto por duas etapas, a saber: 1) revisão integrativa da literatura e grupo focal e 2) proposição e validação de conteúdo e aparência do protocolo. Para a realização do grupo focal, empregar-se-á a técnica do sandplay e a pedagogia vivencial humanescente (montar-escrever-falar) e os sujeitos da pesquisa serão profissionais de enfermagem que atuam ou atuaram no setor de Politrauma do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho do complexo hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel. O tratamento e análise das falas será por intermédio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ) e os dados quantitativos serão analisados descritivamente no SPSS 22.0. Para a validação de conteúdo e aparência do protocolo, serão arrolados juízes, localizados através do currículo Lattes com base em critérios de busca previamente estabelecidos. Para tanto, empregar-se-á a técnica Delphi e o processo de avaliação dar-se-á mediante a disponibilização do protocolo e da ficha de avaliação construída conforme o Appraisal of Guidelines Research & Evaluation (AGREE II) em formulário eletrônico do google docs. A relevância dos itens será julgada mediante o resultado do Índice de Validação de Conteúdo (IVC). O estudo foi previamente submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o qual obteve aprovação com Parecer Consubstanciado de nº 1.053.690, de 24 de abril de 2015, sob Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) nº 42951415.6.0000.5537.

Interno - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Interno - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
Presidente - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 08/04/2016 11:34